Diario de Pernambuco
Busca

Campanha

Saúde e segurança do trabalhador são focos do Abril Verde

Publicado em: 05/04/2019 09:08 | Atualizado em: 05/04/2019 09:28

Ginástica laboral será uma das atividades realizadas. Foto: Arthur de Souza/Esp.DP.
Ao longo deste mês, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Recife), da Prefeitura do Recife, realiza a campanha Abril Verde para lembrar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril. Em diversos pontos da capital pernambucana e também em outras cidades do estado, estão sendo realizadas ações, a partir desta semana, sobre saúde e segurança dos trabalhadores, sobretudo os usuários e colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atividades laborais e de autocuidado com funcionários, panfletagens, palestras sobre prevenção de acidente de trabalho, apresentação da Política Nacional em Saúde do Trabalhador e outras ações serão realizadas. A ideia é conscientizar a sociedade com o objetivo de prevenir e reduzir a ocorrência dos acidentes e doenças no ambiente de trabalho, além de melhorar o bem-estar físico, mental e social dos profissionais.

Entre as atividades programadas pela Secretaria de Saúde do Recife está uma ação de promoção à saúde das trabalhadoras, voltada a 15 mulheres que trabalham como varredoras de ruas e são conhecidas como as Margaridas da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

No próximo dia 24, das 8h às 17h, em um salão de beleza no bairro das Graças, elas passarão por um momento de relaxamento com corte de cabelo e escova, maquiagem, massagem nos pés e posterior sessão de fotos nas ruas que elas limpam, com intuito de valorizar e dar visibilidade a essas trabalhadoras. Ainda serão feitas rodas de conversa sobre Lesões por Esforço Repetitivo e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort) e prevenção de acidentes com materiais biológicos.

“Segundo dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), o Brasil registra, em média, mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, sendo 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Os números seriam ainda maiores se não houvesse subnotificação dos acidentes de trabalho. Por isso é necessário desenvolver ações preventivas, para garantir ambientes de trabalho mais seguros, preservando a integridade física e mental dos trabalhadores brasileiros”, afirma Cybelle dos Santos, coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL