APAC

Região Metropolitana é a mais atingida pelas fortes chuvas

Publicado em: 12/04/2019 19:41 | Atualizado em: 12/04/2019 20:51

Foto: Mandy Oliver/Esp DP

A Região Metropolitana do Recife foi a área do estado em que mais choveu nas últimas 24 horas. Pelo monitoramento da Agência Pernambucana da Águas e Climas (Apac), 25 dos 33 pontos onde as chuvas ultrapassaram 30 mm estavam nesta região. Às 17h30 desta sexta-feira, Aguazinha, em Olinda, apresentava o maior dos índices, com 93,11 mm.

Os 25 pontos em que mais choveu na Região Metropolitana se distribuem em oito municípios. O Recife aparece no topo, com nove lugares, enquanto Olinda e Camaragibe têm quatro pontos cada. Ipojuca vem em seguida, com dois pontos. Os demais municípios – Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá e Igarassu – tiveram um lugar cada com o índice pluviométrico acima dos 30 mm, contabilizados a partir das 17h da quinta-feira.

Foto: Tarciso Augusto/Esp DP

Em um ranking geral da Região Metropolitana, Campina do Barreto, no Recife, foi um segundo lugar com mais chuvas nas últimas horas. Foram 77,08 mm. Em Ponta de Pedra, município de Goiana, o índice chegou a 72,76 mm. O bairro da Boa Vista, no Centro da capital, anotou 67,60 mm, enquanto Santo Amaro, 55, 22 mm.

E chuvas fortes significam alagamentos em áreas mais baixas e enxurradas nos morros da Região Metropolitana, como visto pela manhã na ladeira da Rua Boa Vista, no Morro da Conceição, e no cruzamento das ruas do Riachuelo e Sete de Setembro, na Boa Vista.

O mapa da Apac indica que as chuvas também foram fortes na Mata Sul, onde se registrou cinco dos 33 pontos nos municípios de Rio Formoso e Barreiros. Em Barreiros, por exemplo, choveu 60,97 mm nas imediações do Hospital Municipal de Barreiros e 57,12 mm na PE-060. Em Rio Formoso, as chuvas foram mais fracas. No Centro da cidade choveu 30,66 mm.

Ipubi foi o único município sertanejo a constar no mapa da Apac com mais de 33 mm de chuvas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL