Diario de Pernambuco
Busca

Ajuda

Procon do Cabo cria o Núcleo de Apoio ao Superendividado

Publicado em: 11/04/2019 08:16 | Atualizado em: 11/04/2019 08:20

Crédito: Gilberto Crispim

O comportamento do superendividado assemelha-se à compulsividade.  São pessoas que não conseguem controlar o desejo de consumir, desencadeando vários problemas de ordem familiar, financeira e psicológica. O Procon do Cabo criou o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), que promove a reeducação do consumidor e presta ajuda psicológica, além de orientações financeiras e a intermediação nas negociações de dívidas.

A gerente do órgão, Quésia Maria da Silva, explica que no Brasil já somam 64 milhões o número de pessoas negativadas ou superendividadas. “Esta é uma realidade a qual o Procon Cabo não pode fechar os olhos. Vários fatores contribuem para a situação, entre eles o desemprego. Contudo, há o consumo por compulsão diante das facilidades de crédito que hoje o mercado oferece”, enfatiza a advogada.

Não há dados locais sobre consumidores nesta situação, mas o trabalho do Núcleo pode ajudar o órgão a construir um perfil das pessoas que, atualmente, enfrentam dificuldades financeiras. No ano passado, o Procon do Cabo realizou o Mutirão dos Superendividados que ajudou muita gente a sair do vermelho. “Este ano, faremos o mutirão em maio e iremos ampliar o número de empresas participantes”, conta Quésia.

NÚCLEO
Criado para prestar orientações jurídicas gratuitas e promover a reeducação financeira do consumidor endividado, o NAS funciona diariamente, na sede do Procon do Cabo, das 8h às 14h. “O Núcleo oferece todo o suporte para que o consumidor recupere a sua condição financeira, saindo da inadimplência. E, principalmente, auxilia, quando necessário, na retomada da autoestima”, revela Marcelo Ricardo Ferreira que, junto com a advogada Bárbara Lins, coordena o NAS.

O consumidor passa por uma triagem, que identifica o nível de comprometimento financeiro. Caso a(s) dívida(s) contraída(s) ultrapasse(m) os 50% da renda mensal, o mesmo é encaminhado para atendimento profissional. “A perda de crédito e o chamado ‘nome sujo’ interferem nas relações sociais, domésticas e mesmo de trabalho. Uma das maiores dificuldades do superendividado é a aceitação da própria situação. Este também é um fator que exige a necessidade de ajuda psicológica”, explica Bárbara Lins.

Por isso, os inadimplentes precisam participar de palestras sobre educação financeira, antes mesmo de negociarem suas dívidas. Também são encaminhados para avaliação psicológica, quando percebe-se essa necessidade. Funcionando desde o início deste mês, o NAS já está com alguns consumidores participando do processo de recuperação financeira. “Precisamos que mais pessoas conheçam o serviço e possam contar com a ajuda do Procon Cabo”, disse Marcelo Ferreira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL