Segurança

Polícia desarticula quadrilha que comandava roubo a bancos de dentro do presídio

Publicado em: 09/04/2019 12:06 | Atualizado em: 09/04/2019 14:42

O delegado João Leonardo (esq.), a delegada Polyanne Farias  e o delegado Newson Motta apresentaram os detalhes do caso. Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação.
Uma quadrilha responsável por cometer roubos a bancos, arrombamentos em estabelecimentos comerciais e assaltos a carros-forte foi desarticulada pela Polícia Civil de Pernambuco através da Operação Blindado, iniciada em outubro do ano passado e deflagrada na manhã dessa segunda-feira (8). Foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, sendo quatro em Caruaru, Agreste do estado. Outros 13 alvos da operação policial já estão presos e comandavam as investidas criminosas de dentro de presídios.

Desses, cinco estão detidos no Centro de Observacao e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e três estão no Presídio de Igarassu; outros três estão no Presídio de Limoeiro; um cumpre pena no Complexo Prisional no Curado, Zona Oeste do Recife, e outro está recluso na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá. Com a quadrilha, foram apreendidas armas; um colete a prova de balas; camisas da Polícia Civil de Pernambuco; máscaras; carros; distintivos policiais; perucas; grampos usados em estradas para dificultar a chegada da polícia e R$ 37 mil em espécie.

A organização criminosa estava planejando praticar pelo menos outras sete ações, entre elas um roubo a um carro-forte durante o abastecimento de valores em uma agência bancária localizada dentro de um shopping da Zona Sul do Recife. Outros crimes que estavam sendo articulados pelos criminosos eram um assalto a um empresário de Igarassu e a um comerciante no Cabo de Santo Agostinho. Também estavam nos planos do grupo um roubo em um estabelecimento comercial no bairro de Boa Viagem; assaltos a bancos nos municípios de Barreiros e Feira Nova; o arrombamento de um mercadinho em Timbaúba e outras ações em Caruaru.

As investigações começaram em outubro do ano passado e duraram seis meses. Foram cumpridos mandados de prisão nessa segunda contra Gilson Oliveira da Silva, José Luciano de Melo Júnior, Jedson Vieira da Silva e Edson Soares da Silva. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, os envolvidos são experientes na prática de crimes. Um deles possui um histórico de assaltos a bancos desde a década de 1990.

"Trata-se de uma organização criminosa que atuava com roubos a bancos, carros-forte, caixas eletrônicos e assaltos a empresários. São pessoas extremamente violentas, ousadas, reincidentes nos crimes patrimoniais. Diante das prisões, conseguimos por um fim em todos esses crimes", afirma o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DPRF), João Leonardo.

Os assaltantes utilizavam disfarces para que suas verdadeiras identidades não fossem descobertas por meio de câmeras de segurança. A polícia acredita que a quadrilha tem envolvimento com os assaltos ocorridos na agência do banco Itaú, na Avenida Conde da Boa Vista, área central da capital pernambucana, no último mês de janeiro; no Banco do Brasil do município de Moreno, Região Metropolitana do Recife, no último dia 29 de março, e no correspondente bancário do Bradesco, em Barreiros, Mata Sul do estado, registrado no início deste mês. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL