MÍDIAS SOCIAIS

Diario de Pernambuco ganha placa de 100 mil inscritos em plataforma digital

Publicado em: 17/04/2019 19:08 | Atualizado em: 18/04/2019 15:46

Isabelle Ribeiro, Raphael Faria, Jaine Cintra (com a placa), Geneseli Dias, Roberta Cardoso e Thamyres Oliveira (sentada).Foto: Departamento de Multimídia / DP

O Diario de Pernambuco é, oficialmente, o jornal com maior quantidade de visualizações do estado na plataforma Youtube. O segundo do país e único de Pernambuco a receber a seguinte condecoração pelo seu trabalho e que chegou à redação na tarde desta quarta (17): a placa prata desta rede social, que oficializa o total de 100 mil seguidores do canal. Recebeu também a informação de que o merecimento não se dá apenas pelos números, mas pelo trabalho árduo e perseverante em manter um conteúdo de relevância. Na verdade, este alcance aconteceu há nove meses. Atualmente, o canal já possui mais de 136 mil seguidores e um total de quase 67 milhões de visualizações, com uma média de 25 a 30 mil views por dia.

“No Brasil, só perdemos, em visualizações, para a Folha de São Paulo, neste setor de jornal. Para a gente é um reconhecimento que dá um gás incrível. O Youtube mudou o jeito de se fazer notícia. A gente foi tentando acompanhar e acho que estamos no caminho certo, de alguma maneira. Acredito que este prêmio não é só da editoria de multimídia, mas de todo o jornal, pois todos acabam produzindo também com a gente”, afirma a diretora de arte e multimídia do Diario de Pernambuco, Jaine Cintra.

O departamento surgiu em 2014, de forma pioneira, fazendo o que era usual para a época, acompanhando a evolução da plataforma. “Atualmente, temos uma narrativa própria, além de uma frequência bastante regular e intensa”, informa Jaine. Há programas fixos como o Giro do Fim de Semana, o Primeira Pessoa e o Programa do Diario, um mini documentário publicado semanalmente. A grade, entretanto, deve sofrer alterações em breve com mais programas de entrevista nas áreas de economia, saúde e política, por exemplo. O objetivo é aumentar a cartela para também atingir outros segmentos de audiência. Audiência esta, inicialmente masculina, que foi mudando ao longo dos anos. Atualmente está praticamente empatada entre os gêneros e é mais representativa entre o grupo de 25 a 34 anos de idade (24%), seguida de perto por pessoas que estão em uma faixa etária entre 18 e 24 (21%).

A principal conquista desta equipe formada por Jaine e mais cinco pessoas que desenvolvem, simultaneamente, a função de captacão, produção e editores de imagens, foi, segundo ela, ter conquistado um grau de intimidade com os entrevistados. “Geralmente, o vídeo causa um certo  afastamento. As pessoas não ficam muito à vontade. Além disso, outra conquista foi termos abarcado um público que não era acostumado a se ver no jornal. Exemplo recente, por exemplo, foi o vídeo do Passinho dos Malokas, que viralizou não só para eles, mas para até quem tinha resistência com o estilo. Foram mais de 200 mil views”, conta. Da mesma forma fo o relato da trajetória da cantora Mc Loma ainda em seu início de carreira e que teve um alcance nacional muito grande. “Dar esta visivilidade a grupos que não estavam acostumados a se verem é muito recompensador, assim como ajudar em campanhas, sempre acompanhando estas pautas sociais, mas contando de uma forma não tão burocrática”, conta. notícia em si”, explica.

Confira aqui o vídeo Passinho dos Malokas

Jaine destaca, ainda, o vídeo Edifício Holiday: imponente e melancólico, que recebeu uma grande atenção do público e foi exemplo de notícia em uma narrativa diferente dos outros veículos que exibiram vídeos. “Seguimos os andares que se desmontavam em mudanças, sem tirar o foco do drama e da incerteza dos moradores. Foi um acompanhamento documental muito próximo e um trabalho bem sofrido da equipe”, relata. Ela destaca ainda vídeos como O nordeste artificial: políticas e identidades; Mulheres que revolucionaram a Ilha De Deus; Joelma e a luta por justiça para seu filho: Mário Andrade; A tragédia de Brumadinho e o futuro das barragens do Brasil; Qual a eficácia de uma Medida Protetiva?; Favela LGBTQ+: A resistência que vem da coletividade.  “São materiais que levantaram análises da notícia e não só a notícia em si”, explica.

Confira aqui o vídeo Edifício Holiday

Os próximos desafios são a aplicação da nova grade e a continuidade da produção com relevância, na velocidade que o canal pede e com todo o cuidado em relação ao contexto social e político em que os entrevistados estão inseridos. “Assumimos uma estética e uma forma de contar histórias que já é reconhecida  e permite novas abordagens enquanto vídeo. As pessoas conseguem se envolver e este é o grande trufo: conduizir uma história, uma reportgem, agarrando pelo coração e ajudando sempre que possível”, conclui Jaine. 

Placas oferecidas pelo Youtube

Canais que atingem 100 mil inscritos: Placa Prata

Canais que atingem 1 milhão de inscritos: Placa Ouro;

Canais que atingem 10 milhões de inscritos: Placa Diamante.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL