SAÚDE

Abril Marrom alerta sobre os cuidados com a visão para evitar a cegueira

Publicado em: 08/04/2019 15:37 | Atualizado em: 08/04/2019 15:39

cegueira tem atingido 70 milhões de pessoas em todo mundo, segundo a ONU. Foto: Reprodução/ Internet

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo possuem deficiência visual. No Brasil, existem aproximadamente 1,2 milhões de brasileiros cegos, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Por isso, no mês de abril comemora-se o Abril Marrom, campanha para conscientizar a população sobre a prevenção da cegueira – diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação. Isto porque cerca de 80% das doenças oculares que causam cegueiras são tratáveis.

 A oftalmologista Ana Catarina Delgado, membro da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco (SOPE), destaca as principais doenças que podem gerar a falta de visão: “A catarata, que é reversível, e o glaucoma, que é irreversível”, diz a especialista.  A primeira, maior responsável pelos índices de cegueira, é tratável cirurgicamente e pode recuperar a visão em qualquer estágio, mesmo se a pessoa já tiver ficado cega. Já o glaucoma afeta a visão lentamente e raramente apresenta sintomas. “A catarata é feito cabelo branco, ruga, marca de expressão: todo mundo vai ter um dia, seja mais cedo ou mais tarde. Normalmente a doença acontece a partir dos 50/55 anos quando a pessoa passa a perceber que não consegue ver como antes, mesmo com os óculos.”, alerta a médica. A glaucoma, por sua vez, é assintomática. “As pessoas não sabem que tem glaucoma, pois a doença não tem sintomas. É no silêncio que ela mata os nervos dos olhos”, afirma. Por isso a necessidade da ida ao oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL