Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Câncer colorretal é tema do mês de março

Publicado em: 15/03/2019 16:41 | Atualizado em: 15/03/2019 16:45

HCP é referência no tratamento de câncer em Pernambuco. Foto: Divulgação

Azul-Marinho: esta é a cor do mês de março no que se refere às campanhas contra o câncer realizadas mensalmente. O tipo da doença a respeito do qual especialistas fazem o alerta é o câncer colorretal, quarto tipo mais frequente em homens e o terceiro em mulheres que vivem na região Nordeste. Este tipo de patologia abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se, para o ano de 2019, 2.260 novos casos para o sexo masculino e 2.800 para o feminino no Nordeste. Dentre os principais fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento da doença estão obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e alimentação rica em carnes processadas. Ele também apresenta maior incidência em indivíduos de raça negra, com idade acima de 50 anos e em pessoas com síndromes hereditárias. “Cerca de 5% das pessoas que desenvolvem câncer colorretal herdaram mutações genéticas que causam a doença”, esclarece Dr. Mario Rino, cirurgião oncológico do Hospital do Câncer de Pernambuco.

Outros fatores que contribuem para o aparecimento deste tipo de tumor são histórico de pólipos adenomatosos – lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso –, histórico pessoal ou familiar de câncer colorretal – ou seja, pessoas que já tiveram este tipo de câncer, mesmo que tenha sido tratado cirurgicamente, ou que possuem familiares que já foram diagnosticados com a doença –, e histórico de doença inflamatória intestinal. Ainda segundo o cirurgião, portadores de doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa e doença de Crohn, com evolução de longa data, têm maiores chances de desenvolver câncer colorretal. “É importante lembrar que a doença inflamatória intestinal é diferente da síndrome do intestino irritável. Este último não aumenta o risco de desenvolvimento da doença”, salienta

Sintomas 

Os sinais de manifestação do câncer colorretal são dores locais (no abdômen, pélvis ou reto), sangue nas fezes, constipação, diarreia, fezes finas, náusea, obstrução intestinal, anemia, fadiga, perda de apetite, perda de peso, entre outros. Pacientes que tenham histórico familiar de diagnóstico de câncer devem procurar fazer a possível detecção precoce do tumor por meio de exames de rastreamento feitos com base no histórico clínico do paciente e no exame físico realizado pelo médico. Para os pacientes que já apresentaram os sintomas da doença, o diagnóstico é feito através da investigação com exames clínicos, radiológicos ou laboratoriais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL