Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Carnaval

Prefeitura do Recife lança edição do 'Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval'

A quarta edição manual de combate ao assédio contra a mulher no carnaval conta com a parceria da humorista Alcione Alves

Publicado em: 25/02/2019 15:54 | Atualizado em: 25/02/2019 16:04

A humorista Alcione Alves protagoniza o videoclipe. Foto: YouTube/Reprodução.
"Chegada entusiasmada. Lá vem de beijo forçado. Te orienta, macho. Num é teile, nem zaga, nem laga. É crime". Para o carnaval 2019, a Prefeitura do Recife elaborou a quarta edição do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval. Em parceria com a digital influncer e humorista Alcione Alves, conhecida por suas narrações de coreografias na rede social Instagram, o guia tem como objetivo engajar o debate sobre o combate ao assédio contra as mulheres no carnaval e estimular o fim da violência de gênero.

O manual, que este ano traz música e videoclipe, foi lançado nesta segunda (25). Com referências à cultura recifense, à linguagem de Alcione e suas gírias, as mensagens do manual ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade. Os personagens usados na decoração do carnaval também ilustram o manual, que tem versões digital e impressa. A ideia é reforçar que o consentimento é a medida da diversão e que as foliãs são livres para brincar o carnaval como quiserem.

No material, a gestão municipal traz situações como o beijo forçado, a puxada de braço e as cantadas violentas e lembra que elas são crimes. A rede de enfrentamento à violência de gênero e seus serviços também estão presentes material. "Nas grandes festas municipais, o combate à violência de gênero é reforçado pela gestão. Este é o primeiro carnaval em que assédio já pode ser tipificado como crime, então o Manual vem para fortalecer esta luta. Além de ser bem humorado, as mensagens ajudam a engajar a sociedade na luta por mais igualdade e para o empoderamento feminino", comenta a secretária da Mulher, Cida Pedrosa.

Além das versões impressa (para distribuição em pontos físicos) e digital (para compartilhamento em redes sociais), o manual conta, nesta edição, com música e videoclipe, spot para rádio, conteúdo para WhatsApp, cartazes, giffs e tatuagens. "Essa é uma campanha que vai conversar com muita gente. Alcione Alves tem um movimento relevante e necessário dentro desta cultura de influencers. Ela é negra, periférica e usa o humor como forma de resistência", ressaltou a gerente de Presença Digital, Ana Braga.

Confira o videoclipe:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Maria, mãe de um povo ferido
Confira a estreia do programa In set
Educação humanizadora e não violência nas escolas
João e os 50 anos de colunismo social
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco