CHUVAS

Compesa apresenta ações para segurança do abastecimento em áreas de morros na RMR durante o inverno

Cartilha traz diretrizes para a continuidade do fornecimento de água, desligamento das unidades operacionais e suspensão do abastecimento diante da intensidade das chuvas

Publicado em: 01/05/2024 15:58

 (Compesa/Divulgação)
Compesa/Divulgação
A Compesa anunciou, na última terça-feira (30), as ações do plano de inverno para segurança do abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife, dispostas na nova edição da cartilha “Operação Inverno nas Áreas de Morro da RMR”.

O guia apresenta diretrizes para a continuidade do fornecimento de água e protocolos como o desligamento das unidades operacionais localizadas em áreas de morro, além da suspensão do abastecimento diante da intensidade das chuvas.

A cartilha foi apresentada durante reunião técnica realizada na sede da Compesa, bairro de Santo Amaro, no Recife, com a presença de representantes da Companhia, Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Agência Pernambucana de Águas e Climas, Defesa Civil do Estado e Centro de Operações do Recife.

O manual foi desenvolvido com base na identificação e monitoramento contínuo das áreas de morro da RMR, onde está concentrada 40% da população da região, cerca de 1,6 milhão de pessoas. O trabalho compreendeu vistorias em campo e reuniões técnicas com as unidades da Companhia para a identificação das redes de abastecimento. O levantamento está concentrado no sistema de georreferenciamento Giscomp da Compesa, que inclui o módulo Gismorros.

O monitoramento pluviométrico é realizado junto à Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Durante a reunião, um dos dados apresentados pelo órgão foi a expectativa de chuvas acima da média para o próximo trimestre (maio, junho e julho) na RMR, com possibilidade de um acumulado de 1.000 milímetros nesse período.

“A missão é atender as demandas de forma ainda mais célere, com priorização dos consertos em áreas de morro e reparo em até 24 horas. Nesse contexto, estamos também ampliando o diálogo com as defesas civis dos municípios para garantir a continuidade da segurança do abastecimento para a população”, afirmou o coordenador de Monitoramento dos Morros da Compesa, Hudson Pedrosa.

Outro ponto apresentado na reunião foi o Plano de Segurança de Água nos Morros da Zona Norte do Recife, um convênio entre a Compesa e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que prevê um conjunto de manuais de operação que será adotado pela Companhia a partir deste ano.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL