Diario de Pernambuco
Busca

Jaboatão

Espécie de tartaruga, ameaçada de extinção, é flagrada depositando ovos em Piedade

Publicado em: 06/02/2019 20:52 | Atualizado em: 06/02/2019 21:06

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão.

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente do município de Jaboatão dos Guararapes flagraram uma tartarua de pente depositando ovos na praia de Piedade. O flagrante foi na madrugada desta quarta-feira (06).

Cada tartaruga de pente põe de 120 a 200 ovos. Desde o mês passado, oito tartarugas fizeram ninhos nas praias de Piedade e Candeias, segundo a prefeitura de Jaboatão.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão.

De acordo com especialistas do Projeto Tamar, a tartaruga de pente, que também é conhecida como legítima, é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, tanto no Brasil como no mundo.

É considerada a mais tropical de todas as tartarugas marinhas e está distribuída entre mares tropicais e por vezes sub-tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Para seu habitat, prefere recifes de corais e águas costeiras rasas. 

Esses animais pesam, em média, 86kg quando adultos e chegam a medir até 110 cm de comprimento curvilíneo de carapaça. Alimenta-se de esponjas, anêmonas, lulas e camarões. Com a cabeça e o bico pequenos e alongados, conseguem buscar seus alimentos nas fendas dos recifes de corais. Suas desovas são comuns no litoral norte da Bahia e Sergipe e no litoral sul do Rio Grande do Norte. No Brasil, chegam a fazer 2,2 mil ninhos por temporada de desova. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL