Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval

Subvenção das agremiações do Carnaval do Recife 2019 serão pagas nesta sexta-feira

Publicado em: 17/01/2019 20:48

Crédito: Andréa Rêgo Barros/PCR

A primeira parcela da subvenção das agremiações do Carnaval do Recife 2019 serão pagas nesta sexta-feira (18). Ao todo, serão distribuídos R$ 1,2 milhão para 255 agremiações de todo o Estado, entre escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.

A segunda parcela será paga após o Carnaval, mediante comprovação dos desfiles e prestação de contas por parte das agremiações, segundo determinação legal, totalizando o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões para os grupos responsáveis.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (17), pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, durante reunião com representantes de todas as agremiações, no auditório do 15º andar do prédio sede da administração municipal. Na reunião, também foram pactuados os locais e datas para os desfiles do Concurso de Agremiações 2019. Tradicional passarela dos ritmos, cores e saberes culturais ancestrais populares, o concurso será realizado entre os próximos dias 3, 4 e 5 de março (domingo, segunda e terça-feira de Carnaval), na Avenida Nossa Senhora do Carmo e na Avenida do Forte.

A definição se deu após um processo de escuta e pactuação conduzido, nas últimas duas semanas, pela secretária de Cultura, Leda Alves, e sua equipe, com cada uma das 11 modalidades de agremiações que participam do concurso. Durante essas reuniões, foi apresentada aos brincantes uma proposta de transferência do desfile para a Avenida Cais do Apolo, durante as prévias carnavalescas, para assegurar mais visibilidade e melhor estrutura para os desfiles. Mas as agremiações não chegaram a um consenso com relação à realização do concurso durante o período pré-carnavalesco. “A Prefeitura respeita e reverencia a dedicação e paixão dos brincantes que fazem a cultura pernambucana. Nosso compromisso é servir a cada brinquedo e a cada carnavalesco, por isso manteremos o desfile durante o Carnaval e vamos assegurar uma grande passarela, com infraestrutura, iluminação e segurança para agremiações e jurados”, garantiu a secretária Leda Alves.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL