Saúde mental

Ponte Estaiada recebe iluminação cênica em alusão à campanha Janeiro Branco

Publicado em: 17/01/2019 14:48 | Atualizado em: 17/01/2019 14:53

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Um dos mais recentes cartões postais da cidade está com uma iluminação especial durante este mês. Em alusão à campanha Janeiro Branco, a Ponte Estaiada da Via Mangue, que fica no bairro do Pina, apresenta a coloração branca com o objetivo de lembrar a importância do cuidado com a saúde mental e o equilíbrio entre corpo e mente.

A iluminação cênica da estrutura foi pensada para ter função estética e também uso funcional. Além de dar destaque especial à ponte, suas luzes possibilitam a transmissão de mensagens e poderão ser usadas para chamar a atenção do público recifense para campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo, ou ainda em épocas festivas como o Carnaval, o São João e o Natal, entre outras.

O projeto teve um investimento de R$ 1 milhão e tem um total de 745 luminárias em LED RGB lineares, com sistema de controle próprio, instaladas na estrutura de concreto e nos estaios da ponte.

Características da ponte

De acordo com Juliano Dubeux, arquiteto responsável pelo projeto da ponte, a alça da ponte Paulo Guerra foi desenvolvida com o objetivo de presentear a cidade do Recife com um novo marco de dimensões e escala urbanísticas que fosse capaz de celebrar, ao mesmo tempo, a criatividade e a originalidade do povo pernambucano, e também a energia e capacidade de realização da engenharia de nossa terra.

Dessa forma foi elaborada, como estratégia poética e arquitetônica, uma homenagem às cidades de Recife e Olinda como “cidades siamesas”, representadas através de uma gigante escultura onde duas hastes, interligadas pelo coração e pela cabeça, se fundem e se erguem apoiando-se mutuamente, sustentando a ponte e a “Praça Belvedere”. "Pode-se, desta maneira, contemplar a paisagem original do território onde as cidades surgiram, os alagados e mangues dos estuários de nossos rios", afirma Juliano.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL