Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Matrícula dos aprovados pelo Sisu na UFPE vão até segunda-feira

As aulas do primeiro semestre de 2019 terão início no dia 18 de fevereiro

Publicado em: 31/01/2019 16:37

No primeiro semestre de 2019, a UFPE oferta um total de 6.972 vagas. Foto: Ricardo Fernandes/DP.
A matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) começaram nesta quinta-feira (31). As outras datas para os aprovados se matricularem são esta sexta (1º) e segunda-feira (4). As matrículas para os cursos de graduação presenciais dos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão serão feitas de acordo com o edital, publicado no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), que traz as regras específicas para comprovação de cotas de pessoas com deficiência (PCD) e cotas étnico-raciais (L2, L6, L10 e L14).

A principal mudança na comprovação da cota de PCD diz respeito à exigência de apresentação de exames específicos sobre a deficiência dos candidatos selecionados na chamada regular, além dos convocados da lista de espera, de modo a qualificar essas especificidades. A documentação, que será avaliada pela Comissão do Sisudef-UFPE, deverá ser entregue exclusivamente no campus Recife, conforme cronograma especificado no edital de matrícula.

LEIA MAIS:

UFPE cria banca para avaliar se aprovados pelas cotas são mesmo negros ou pardos

No caso das cotas étnico-raciais (L2, L6, L10 e L14), o candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) – tanto aquele selecionado na chamada regular quanto o convocado da lista de espera – passará pela Comissão de Validação da Autodeclaração, diante da qual preencherá e assinará a autodeclaração.

A comissão será composta por três membros titulares e seus suplentes, entre os docentes, técnicos administrativos e alunos da UFPE, que deverão possuir vínculo com grupos de pesquisa, núcleos de estudo ou movimentos sociais organizados ligados à questão étnico-racial. Em casos em que não existam indivíduos com vínculo, poderão ser aceitas pessoas que demonstrem proximidade. A comissão atenderá aos candidatos nos campi Recife, Caruaru e Vitória, nas datas e nos horários especificados no edital de matrícula.

No primeiro semestre de 2019, a UFPE oferta um total de 6.972 vagas, sendo 5.522 vagas no campus Recife; 1.020 vagas no Centro Acadêmico do Agreste (campus Caruaru) e 430 vagas no Centro Acadêmico de Vitória (campus Vitória). As aulas do primeiro semestre de 2019 terão início no dia 18 de fevereiro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL