Diario de Pernambuco
Busca

Volta às aulas

Mais 250 mil veículos voltam a circular no Recife nesta sexta-feira

Publicado em: 31/01/2019 12:11 | Atualizado em: 31/01/2019 12:14

Crédito: Julio Jacobina/DP

Com o retorno às aulas, mais 250 mil veículos voltarão a circular pelas ruas do Recife nesta sexta-feira (1). Em função da demanda, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizará a Operação Volta às Aulas, distribuindo um efetivo de 80 agentes e orientadores de trânsito para auxiliar condutores e pedestres.

Artistas educadores da Trupe vão realizar ações educativas durante duas semanas, promovendo diálogos no entorno das escolas, com o intuito de fortalecer a responsabilidade no trânsito. Entre as vias que vão receber a ação estão as avenidas Rui Barbosa, João de Barros, Norte, Conselheiro Aguiar, Visconde de Jequitinhonha, Doutor José Rufino e Ruas Paissandú e Dom Bosco.

A Trupe da CTTU tem como objetivo a conscientização das crianças como estratégia para multiplicar os ensinamentos sobre um trânsito seguro e consciente. Neste ano, a ação também visa conscientizar pais e alunos sobre os cuidados e a importância do Transporte Escolar regulamentado pela CTTU.

De acordo com o coordenador do Programa municipal de Educação para o Trânsito, Francisco Irineu, a Operação Volta às Aulas visa reforçar a responsabilidade que cada cidadão tem no trânsito. "A ação mobiliza não só os alunos, pais e as escolas, mas toda a população, sobretudo as pessoas que circulam em área escolar, seja de carro, motocicleta, bicicleta ou a pé. Elas observam as dicas que são passadas pela CTTU, multiplicam essas informações com outras pessoas e passam a assumir posturas mais responsável no trânsito", explica.

Com a volta às aulas, a frota circulante no Recife pode chegar a mais de 1 milhão de veículos, um aumento médio de 20 a 25%, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Dessa forma, a fiscalização nesse corredores viários será intensificada.

Por isso, os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL