Diario de Pernambuco
Busca

Investida

Ladrões roubam Capela Santa Edwiges, no Prado

Uma semana antes do Natal, parte do teto da igreja desabou por causa dos cupins e, desde então, a área da capela ficou sem proteção

Publicado em: 27/01/2019 13:08 | Atualizado em: 27/01/2019 13:22

Os ladrões se aproveitaram da abertura de parte do telhado, que caiu há cerca de um mês. Foto: WhatsApp/Cortesia.
Nem os templos religiosos escapam de ações criminosas no Recife. Na madrugada desse sábado (26), a Capela Santa Edwiges, na Avenida Abdias de Carvalho, Prado, Zona Oeste do Recife, foi arrombada. Os ladrões se aproveitaram da abertura de parte do telhado, que caiu há cerca de um mês por causa de ações de cupins, para fazer a investida. Os bandidos roubaram um aparelho e uma caixa de som usado nas missas.

Por pouco, não levaram um ventilador de teto, um botijão de gás, além de alguns brindes e cestas básicas que serão sorteados em um bingo beneficente. Os criminosos chegaram a arrancar o ventilador da parede e colocar os objetos em cima de um carro de mão, mas, por motivo até agora desconhecido, abandonaram o local sem conseguir levá-los.  
 
Os criminosos chegaram a arrancar o ventilador da parede e colocar os objetos em cima de um carro de mão, mas não levaram. Foto: WhatsApp/Cortesia.
Os ladrões deixaram uma mangueira e uma escada penduradas no telhado e saíram pela porta lateral arrombando as grades. De acordo com o pedagogo e voluntário da igreja Perícles Araújo, a capela está muito vulnerável. "Graças a Deus, eles não levaram o sacrário. Quando a funcionária chegou às 7h para trabalhar percebeu que a porta e a grande de acesso à capela estavam arrombadas. Eles provavelmente entraram pelo teto a arrobaram a grade para poder deixar o local", disse.
 
Santa Edwiges é protetora dos endividados e dos desempregados. A capela existe no Prado há 82 anos. O pedagogo explicou que, uma semana antes do Natal, parte do teto da igreja desabou por causa dos cupins e desde então a área da capela ficou sem proteção. Para resolver o problema e refazer o telhado está sendo feita uma campanha de arrecadação por meio de uma rifa, um livro de ouro e de um bingo. Apesar da precária situação, as missas não foram interrompidas. Estão sendo celebradas de forma improvisada na salinha da secretaria que também foi arrombada.
 
De acordo com ele, há cerca de 15 dias, os comerciantes da galeria em frente à Capela tiveram suas lojas arrombadas. A polícia foi acionada. "A onda de assalto na área é frequente. Precisamos um maior policiamento na área. Informamos o arrombamento ao vicariato de Jardim São Paulo, monsenhor Sérgio Pereira, e na segunda-feira vamos comunicar oficialmente a Arquidiocese de Olinda e Recife." Para ajudar a capela, os interessados podem ligar para a igreja pelo telefone (81) 3428-7650.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL