Diario de Pernambuco
Busca

Zona Sul

Habitacional com 600 apartamentos para moradores de palafitas do Pina começa a ser construído

Obras do Conjunto Habitacional Encanta Moça têm início nesta segunda-feira (14)

Publicado em: 14/01/2019 08:30 | Atualizado em: 14/01/2019 08:37

Habitacional do Pina seguirá modelo dos demais entregues no Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação.
A construção do Conjunto Habitacional Encanta Moça, reivindicação histórica de moradores da Zona Sul da cidade, teve início nesta segunda-feira (14). As moradias serão erguidas no terreno do antigo Aeroclube e receberão 600 famílias que vivem em palafitas e em condições precárias no bairro do Pina. As obras serão executadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife e a Caixa Econômica Federal. O investimento é de R$ 49,2 milhões.

O habitacional será construído em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, o que representa aproximadamente 16,5% da área total do terreno. O terreno restante é alvo de estudos da Prefeitura do Recife para definir o melhor uso, incluindo área de lazer e equipamentos públicos, devido ao tamanho e à localização estratégica do espaço.

"A nossa prioridade foi atuar junto à população da localidade que vive em condição de extrema pobreza, retirando as palafitas e dando a oportunidade de esses recifenses viverem com dignidade. Todas as unidades habitacionais serão entregues no novo padrão de acabamento implantado pela gestão nas Habitações de Interesse Social no Recife, com cerâmica nas áreas molhadas e pintura interna e externa", afirmou o secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife, Roberto Gusmão.

O projeto prevê a construção de 16 blocos e um total de 600 unidades habitacionais, com estrutura de piso térreo mais quatro pavimentos. Os apartamentos terão sala, dois quartos, banheiro e cozinha. Cada unidade terá entre 45 e 47 metros quadrados. O Encanta Moça terá ainda área de lazer com praça, playground e quadra, além de estacionamento para carro e moto, bicicletário, centro social e estação elevatória. O atual projeto substitui a antiga solução habitacional proposta para o Pina, com a construção de 106 unidades, que se revelou insuficiente para a demanda por moradia na região.

De acordo com a Prefeitura do Recife, desde 2013, foram entregues 20 conjuntos habitacionais com 2.285 unidades, entre casas e apartamentos no Recife. Além das 600 novas unidades em 16 blocos do Habitacional Encanta Moça, outros seis conjuntos estão em fase de execução e somam 763 novas unidades habitacionais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL