Acidente

CREA e Dircon investigarão caso de veículo que despencou de edifício-garagem no Pina

Representantes do Conselho de Engenharia e Arquitetura de Pernambuco estiveram no local e sugeriram interdição da área

Publicado em: 15/01/2019 17:50 | Atualizado em: 15/01/2019 18:06

Acidente aconteceu no empresarial ITC, na Avenida Engenheiro Antônio de Góes. Foto: Corpo de Bombeiros de Pernambuco/Divulgação.

Uma comissão do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PE) detectou deficiências na obra do empresarial de onde um veículo caiu, nessa segunda-feira (14), depois de realizar visita técnica ao imóvel. Segundo o presidente do CREA-PE, Evandro Alencar, o que se observou, em um primeiro momento, é que o edifício-garagem do empresarial Internacional Trade Center (ITC), no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, não possui proteção de guarda-corpo com estrutura e dimensões suficientes.

A equipe esteve no prédio um dia depois do ocorrido, nesta terça-feira (15). “O papel do CREA-PE é o de fiscalizar o exercício profissional, mas principalmente o de cuidar e zelar pela segurança da sociedade, evitando, sempre que possível, situações de riscos. Não podemos, antes de analisar todas os indícios, apontar de quem é a culpa, se do projeto ou da execução. O que acontece é que o risco continua, então sugerimos interdição enquanto não sejam feitas as averiguações e possíveis correções para que cessemos o risco de isto acontecer novamente”, afirmou Evandro Alencar. Uma comissão do conselho está analisando a questão da segurança.

A Dircon afirmou, por meio de nota, que está apurando o caso para se pronunciar caso haja irregularidade no âmbito do licenciamento municipal. Em nota, a Moura Dubeux afirmou que o edifício foi projetado e construído cumprindo os regimentos determinados pela legislação e obteve todas as licenças liberadas. A empresa, que também lamentou o ocorrido, disse ainda que a área onde ocorreu o acidente possui estrutura interna que contempla barras de alumínio e calço para contenção dos veículos estacionados nos pisos de garagem.

O acidente
A queda do veículo ocorreu pouco antes das 11h, quando o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi acionado para resgatar a vítima que estava no carro. Joab da Silva 33 anos, estava trabalhando há uma semana na empresa que presta serviços de lavagem de veículo no prédio do empresarial ITC e lavava um carro da marca Land Rover, quando o mesmo caiu do terceiro andar, altura de aproximadamente 10 metros. Joab conta que fazia a lavagem dos tapetes e do painel, com uma flanela e que não chegou a ligar o carro, pois a chave de ignição estava em seu bolso. Ele foi levado ao Hospital da Restauração e teve alta na noite de ontem, às 20h. Lá, passou por tomografia, ficou em observação e foi liberado em seguida.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL