Saúde

Primeiro Centro de Referência em Doenças Raras do Estado é inaugurado amanhã

O espaço tem capacidade de atender cerca de 100 pacientes por mês

Publicado em: 14/11/2018 11:58

O cuidado e dedicação que Hospital Maria Lucinda presta à população pernambucana há 89 anos, ganha um reconhecimento que será um marco para a medicina no estado: a unidade será a gestora do primeiro O Centro de Referência em Doenças Raras, que terá a coordenação da neurologista Vanessa Van Der Linden.

Segundo o Superintendente do Hospital Maria Lucinda, Luiz Alberto de Araújo, o espaço tem capacidade de atender cerca de 100 pacientes por mês, com uma equipe multiprofissional composta por 12 especialistas: neurologista, geneticista, pediatra, ortopedista, cardiologista, clínico geral, cirurgião pediátrico, gastropediatra, pneumologista, além  de  assistência sociais enfermeiros e nutricionistas.

Para testes de diagnósticos, serão disponibilizados laboratório de análises clínicas; exames radiológicos; laboratório especializado em investigação de erros inatos do metabolismo e laboratório de investigação genética. Além disso, o ambulatório também vai contar com um centro de informação sobre essas doenças, possibilitando, assim, a disseminação do conhecimento sobre as doenças raras.

“Além da importância na assistência e no acolhimento a estas pessoas e suas famílias, o serviço conta com um centro de informação sobre essas doenças, que já passam de mais 6 mil catalogadas. Justamente, por serem raras, ainda existe o desconhecimento por partes dos profissionais de saúde”, destacou o secretário estadual de Saúde Iran Costa.

No ambulatório, serão tratadas, entre outras, doenças relacionadas a erros inatos do metabolismo (lisossomais; mitocondriais; aminoacidopatias; distúrbio de glicolisação); anomalias congênitas ou de manifestação tardia (doenças neuromusculares; deficiências intelectuais secundárias à doença rara conhecida; doenças infecciosas (síndrome congênita do zika virus); e doenças autoimunes/ inflamatória (miosite; síndrome de Guillain-Barré).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL