Diario de Pernambuco
Busca

Investigação

Polícia prende um dos suspeitos de matar o comissário Tadeu Santana

Pelo menos outras cinco pessoas estão envolvidas com o crime. A Polícia afastou hipótese de execução e diz que o comissário foi vítima de latrocínio

Publicado em: 13/11/2018 13:28 | Atualizado em: 13/11/2018 14:08

Da esquerda para direita: delegados Carlos Couto, titular da 4ª Delegacia de Homicídios, e Guilherme Caraciollo, gestor do DHPP. Imagem: Divulgação/PCPE
Um dos suspeitos de envolvimento no assassinato do comissário de polícia aposentado José Tadeu Vicente de Santana, 59 anos, foi preso nesta segunda-feira (12). Os policiais da 4ª Delegacia de Homicídios prenderam Emerson José de Lima Lopes, 21 anos, conhecido como Jubi, no bairro do Ibura. Segundo a Polícia, ele também é acusado de atear fogo no Honda Civic do comissário e acabou atingido pelas chamas. Emerson já possuia antecedentes criminais por posse ilegal de arma. O outro suspeito de participar do crime já foi identificado pelos policiais. Leandro Carlos dos Santos, 29, conhecido como Galego, é ex-presidiário foragido da Penitenciária de Igarassu. José Tadeu foi baleado na tarde do dia 1º deste mês, no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife.

De acordo com o delegado Carlos Couto, a arma roubada do comissário assassinado foi apreendida com Emerson José. "Ele confessa o envolvimento com o crime e diz que foi escolhido para participar da ação justamente pela habilidade de dirigir carro automático. Mas acreditamos que ele faça parte de uma organização criminosa maior. Este ano, já foi preso por posse ilegal de uma pistola calibre 765 e posto em liberdade após audiência de custódia", explicou. 

Segundo o delegado, Emerson teria dito em depoimento que após o assalto deixou o carro do comissário nas margens da BR-101, nos Milagres, no Ibura, onde recebeu R$ 1,5 mil pelo roubo do veículo, que teria sido encomendado. "Mas essa versão dele não confere com a verdadeira. Já sabemos para onde o veículo foi levado após o latrocínio, onde ficou guardado e como foi queimado no cruzamento entre as avenidas Abdias de Carvalho e Recife", comentou. Atingido pelas chamas do veículo, Emerson sofreu queimadura de 3º grau na perna esquerda. O delegado disse ainda que além dos dois suspeitos já identificados nominalmente, a polícia já sabe quem era o terceiro homem que estava no Palio no dia da abordagem ao comissário, no bairro de San Martin, quando ocorreu o crime.  

O delegado Carlos Couto disse ainda que um motorista de Uber e outras duas pessoas também tiveram participação no episódio do incêndio do Honda. "Não vamos revelar ainda para não atrapalhar as investigações. Uma dessas pessoas, inclusive, já foi ouvida na última sexta-feira", acrescentou. Segundo o delegado, o comissário teria sido morto por segurar o tambor da arma, para impedir que o outro suspeito efetuasse um disparo. "Só teremos a certeza de onde saiu o disparo após a conclusão da perícia, mas muito provavelmente, pela posição, o disparo foi feito pela arma manuseada por Emerson", afirmou. A Polícia já sabe que a quadrilha encomendou o roubo de um Toyota Corolla ou um Honda Civic. "Esperamos até o fim deste mês concluir a investigação". 
TAGS: comissario | morte | prisao |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL