Mobilidade

Obras da II Perimetral alteram trânsito da Zona Oeste durante o feriado

O projeto completo da Nova Perimetral contempla a requalificação do corredor desde as pontes Motocolombó (Afogados) e Gilberto Freyre (Imbiribeira) até a divisa entre o Recife e Olinda

Publicado em: 15/11/2018 14:40 | Atualizado em: 15/11/2018 15:59

Neste sábado, a partir das 13h, e no domingo, a rua José Bonifácio, no sentido Madalena, será bloqueada para serviços entre a rua Professor Trajano de Mendonça e Real da Torre (Paulo Paiva/DP)
Neste sábado, a partir das 13h, e no domingo, a rua José Bonifácio, no sentido Madalena, será bloqueada para serviços entre a rua Professor Trajano de Mendonça e Real da Torre (Paulo Paiva/DP)
Quem mora e trabalha pela Zona Oeste do Recife precisa ter paciência nos próximos dias com as obras da drenagem e pavimentação da II Perimetral que estão sendo realizadas nos bairros da Torre e Madalena até segunda-feira (19). Nesta quinta-feira, a rua José Bonifácio já foi bloqueada no trecho entre a rua Dona Isabel de Barros e a rua Ana Néri, no sentido Madalena - Torre, sendo possível apenas ter acesso às ruas Padre Anchieta, Rua dos Operários, Benjamin Constant e Conde de Irajá (virando à esquerda apenas). Dessa forma, o trânsito foi desviado para a avenida Beira Rio, inclusive, com desvio nas linhas de ônibus que circulam pela José Bonifácio pela Padre Anchieta até às 18h, o que está causando pequenos engarrafamentos na região, levando a uma demora de 10 minutos para que os motoristas consigam seguir o fluxo dos desvios.

Ao todo, também por causa da obra, seis linhas foram alteradas sendo elas a Casa Amarela/CDU, Plaza Shopping (Dantas Barreto), Vasco da Gama/Afogados, Beberibe/Afogados, TI Xambá/TI Largo da Paz e PE-15/Afogados, que farão o intinerário avenida Visconde de Albuquerque, rua José Bonifácio, rua Padre Anchieta, avenida Beira Rio, rua Marcos André, rua José Bonifácio, Ponte/Viaduto Cordeiro de Farias (Torre/Parnamirim).

Já neste sábado, a partir das 13h, e no domingo, a rua José Bonifácio, dessa vez no sentido Madalena, será bloqueada novamente para viabilizar serviços que serão feitos entre a rua Professor Trajano de Mendonça e rua Real da Torre. Os veículos que vêm da Zona Norte, pela Ponte do Carrefour, deverão então entrar na rua Marcos André e seguir pela Real da Torre. A circulação de veículos será normalizada na segunda-feira. A CTTU lembra que será permitido o acesso dos moradores devidamente identificados nos locais afetados pelas obras. 

Com as obras do fim de semana, a linha Casa Amarela (Nova Torre) sofrerá alterações em seu roteiro fazendo então o intinerário rua Alberto Paiva, rua Jornalista Esmaragdo Marroquim, Ponte da Torre, avenida Beira Rio, rua Marcos André, rua José Bonifácio, Ponte/Viaduto Cordeiro de Farias (Torre/Parnamirim), de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes.

O projeto completo da Nova Perimetral contempla a requalificação do corredor desde as pontes Motocolombó (Afogados) e Gilberto Freyre (Imbiribeira) até a divisa entre o Recife e Olinda. Para facilitar a execução, os 20 quilometros de vias foram dividos em quatro trechos. Com investimento total de R$ 250 milhões para as obras, com financiamento do Fundo de Garantia (FGTS) e contrapartida da gestão municipal, o objetivo da intervenção é melhorar a mobilidade, a acessibilidade, a segurança e o acesso da população ao transporte coletivo.

O primeiro trecho licitado tem aproximadamente cinco quilômetros e inicia no cruzamento da avenida Engenheiro Abdias de Carvalho com a estrada dos Remédios, finalizando no início da Ponte-Viaduto Governador Cordeiro de Farias (Ponte do Parnamirim), retornando pela José Bonifácio, Real da Torre e João Ivo da Silva, seguindo até Abdias de Carvalho. O investimento nesta etapa é da ordem de R$ 37 milhões e inclui a requalificação de 10 quilometros de calçadas dentro das normas de acessibilidade, substituição e implantação da rede de drenagem, a melhoria da pavimentação das vias e reforço nas placas de concreto, requalificação de 11 novos pontos de ônibus, 1,4 quilometro de ciclofaixa nas vias secundárias e também a implantação de iluminação pública em LED. As obras tiveram início no dia 30 de julho deste ano.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL