Diario de Pernambuco
Busca

Prevenção

Maratona do Coração atende gratuitamente 100 crianças no Hipódromo

ONG inscreve até esta sexta-feira (30/11) para atendimentos e exames gratuitos - Serão realizados eletro e ecocardiograma, avaliação nutricional e odontológica, com aplicação de flúor e atendimento em psicologia, orientação sobre prevenção de parasitoses, prevenção de hipertensão e diabetes e aquisição de hábitos saudáveis

Publicado em: 29/11/2018 16:14 | Atualizado em: 29/11/2018 16:20

Imagem: Divulgação

No próximo sábado, 1º de dezembro, a ONG Círculo do Coração, que há 24 anos trata de crianças cardiopatas e acolhe suas famílias, realiza a Maratona do Coração. A meta é receber cem crianças, com foco na busca ativa e acompanhamento de cardiopatias, realizando exames de eletro e ecocardiograrma. As vagas estão abertas para estudantes da rede pública em geral de até 12 anos de idade que tenham tido um parecer cardiológico solicitado por um pediatra, seja por suspeita ou acompanhamento de doenças cardíacas, ou ainda para realização de cirurgia ou de atividade física. Os interessados têm até o meio dia da próxima sexta-feira (30) para se inscreverem pelo telefone 3312.1575, quando a vaga será reservada após conferência se o paciente se enquadra no perfil  da ação. A cardiologista Sandra Mattos, diretora médica do CirCor, pode falar sobre a ação e fazer o convite às famílias.
 
O mutirão de atendimento em saúde que inclui ainda avaliação nutricional e odontológica, com aplicação de flúor e atendimento em psicologia, enquanto uma equipe de gastroenterologia fará orientação sobre prevenção de parasitoses, a equipe de clínica médica vai orientar as famílias sobre a prevenção de hipertensão e diabetes e equipe arte educação vai tratar sobre a aquisição de hábitos de vida saudáveis de maneira lúdica, por meio de músicas com letras educativas, exibição de vídeos e brincadeiras.

Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h, na Escola Clóvis Beviláqua, na Praça Tertuliano Feitosa, s/n, no Hipódromo, Zona Oeste do Recife, exclusivamente para as crianças cadastradas previamente. Entre os meninos e meninas a serem examinados, também estarão algumas crianças assistidas pelo Grupo Espírita Luz e Amor (Gela) e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Clóvis Beviláqua. O trabalho será realizado por 60 voluntários, entre médicos e residentes em cardiologia, pediatria, gastroenterologia, dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, arte-educadores, profissionais da tecnologia da informação. Com foco na busca ativa por crianças cardiopatas, a ação realizará ainda uma triagem nas demais especialidades. Ao final dos atendimentos, os pacientes receberão um laudo médico com orientações a serem seguidas e o encaminhamento para continuidade do tratamento, sempre quando necessário.
 
Caso a procura supere a possibilidade de lotação do espaço, os pacientes poderão ser cadastrados para atendimento nas próximas maratonas em 2019, quando também serão atendidas gestantes, com a realização de eco fetal, em data e local a serem informados. As futuras programações serão informadas pelo site do CirCor. 
 
Saiba mais sobre o Círculo do Coração 
 
Fundação de Apoio criada em julho de 1994 pelos integrantes da Unidade de Cardiologia Materno Fetal (UCMF), instalada no Real Hospital Português (RHP), o Círculo do Coração de Pernambuco atua com o principal objetivo de facilitar o tratamento de crianças carentes portadoras de doenças cardíacas. Um projeto pioneiro de parceria entre a equipe de saúde, o paciente, familiares, complexo hospitalar e voluntários da comunidade. Uma realização de referência que combina saúde, tecnologia e sobretudo, pessoas.

Contanto com o braço de cooperação médica firmemente implantado na equipe multidisciplinar de saúde da UCMF como médicos, psicólogos, nutricionistas, a iniciativa envolve o processo de melhoria do atendimento médico e produção e disseminação do conhecimento. Uma equipe compromissada e engajada na realização de reuniões e campanhas beneficentes para captação de recursos e esclarecimento da população sobre a realidade da doença cardíaca em nossa região.

Os pacientes, por sua vez, contribuem com o trabalho, vendendo materiais promocionais ou pagando uma taxa de consumo, enquanto o hospital reduz os custos e a comunidade atua por meio da doação de recursos para manutenção. Um processo onde cada componente é importante: cirurgia, secretariado, diagnóstico, contabilidade, arteterapia, psicologia, informática, gestão, pacientes, familiares, hospital, comunidade. Todos trabalhando com o coração.
 
Um trabalho que, há 24 anos, acumula um legado de centenas de vidas salvas. Este ano, entre os tantos pacientes atendidos, 95 crianças que fazem atividades físicas no Compaz (sendo 30 no Compaz Ariano Suassuna e 40 no Compaz Eduardo Campos) e 25 estudantes da Escola Municipal Pintor Lauro Villares, em Roda de Fogo, no Recife, tiveram os exames de parecer cardiológico realizados pelo CirCor de forma gratuita além do trabalho realizado pela Rede de Cardiologia Pediátrica na Paraíba.
 
Para colaborar : Dados bancários do Circor:
Caixa Econômica Federal, Banco 104
OP 003
C/C 626-5
Ag. 2348
CNPJ: 00.286.731/0001-45
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL