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Faixa Azul reduz tempo de viagem de ônibus em até 50%

Vias como a Avenida Beberibe ainda aguardam a implantação serviço, embora previsto há cinco anos

Publicado em: 19/11/2018 08:52

Rua Cosme Viana, em Afogados, foi o primeiro lugar do Recife a ter corredor exclusivo para o tráfego de ônibus. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
A versão recifense do sistema BRS (Bus Rapid Service) completa cinco anos. Desde que o primeiro corredor exclusivo para ônibus foi implantado na Rua Cosme Viana, em Afogados, em dezembro de 2013, mais oito avenidas receberam a Faixa Azul, totalizando 36 km de vias de circulação prioritária para o transporte coletivo. Para os mais de 800 mil passageiros de ônibus que transitam diariamente nessas vias, a iniciativa é louvável quando reduz o tempo médio de viagem em até 50%. Os ganhos de velocidade operacional dos ônibus, com aumento do número de viagens por dia, provam também o sucesso das Faixas Azuis no Recife. Apesar dos resultados, a expansão do sistema BRS caminha a passos lentos e falta manutenção adequada nos atuais corredores exclusivos.

Especialista em mobilidade urbana, Oswaldo Lima Neto afirma ser preciso acelerar os investimentos em Faixas Azuis no Recife. Para ele, doutor em engenharia, qualquer investimento em que se priorize o transporte público é mais do que bem-vindo, pois o sistema viário local é ruim, a capacidade está esgotada, as pessoas perdem muito tempo em engarrafamento, e o percentual de pessoas que se deslocam de ônibus no Recife é muito maior do que as que se deslocam de carro. “Utilizar ônibus me parece mais racional no que diz respeito ao uso do espaço viário e toda cidade que priorize a mobilidade investe em sistemas públicos de transporte eficientes. Para o usuário, é ganho de tempo. E para o operador (as empresas de ônibus), diminui os gastos com combustível, reduzindo os custos operacionais, podendo se refletir na revisão dos valores das tarifas”, disse. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a redução no tempo das viagens, com mais conforto e segurança, é o principal resultado das Faixas Azuis em toda a cidade. Mas em relação às próximas etapas do projeto e das vias que receberão o equipamento, a CTTU informou que ainda está realizando estudos. “A Faixa Azul é um dos projetos mais exitosos da Prefeitura do Recife. E só traz benefícios para a mobilidade. A evolução do sistema BRS foi se consolidando pela satisfação do usuário através da melhoria do funcionamento do transporte público. Não apenas em relação ao tempo de viagem que reduziu, mas porque ela permite que os motoristas de ônibus tenham maior respeito pelas paradas, reduzindo a queima dos pontos de ônibus”, avaliou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Atualmente, apenas as avenidas Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira possuem equipamentos de fiscalização eletrônica para monitoramento das Faixas Azuis. 

A redução dos custos operacionais dos ônibus, segundo Taciana, tem se refletido em melhorias na prestação do serviço. “Em todas as vias onde foram implantadas as Faixas Azuis observou-se que o ganho de velocidade tem sido revertido no aumento da eficiência das linhas beneficiadas com o equipamento”, disse a presidente do CTTU. Quando se reduz o tempo do ônibus no trânsito, ressaltou Taciana, aumenta-se a quantidade de viagens ofertadas, reduzindo o tempo de espera nos pontos de ônibus e diminuindo a lotação do transporte coletivo. Para o estudante Ed Junior, 36 anos, que usa com frequência Faixa Azul da Rua Cosme Viana, em Afogados, as Faixas Azuis são boas na medida em que reduz o tempo de viagem dos usuários de transporte público. Mas elas ainda não são convencem o motorista do carro particular a trocar o conforto do automóvel por um ônibus. “O serviço ainda é ruim. São poucas as Faixas Azuis da cidade e elas são segregadas. O ônibus acaba ficando preso em algum congestionamento porque na prática ele não é prioridade no Recife. Em um percurso de 5 k, que faço, apenas 1,6 km é de faixa exclusiva”, avalia. 

COSME VIANA 
Desde que foi implantada em 2013, a Faixa Azul da Rua Cosme Viana nunca foi ampliada nos seus 1,6 km de extensão. Por ela, circulam seis linhas de ônibus e uma média de 56,5 mil usuários de transporte público. Com o equipamento de circulação exclusiva, os ônibus aumentaram a velocidade média de 18 km/h para 26 km/h, o que representou um ganho de 46% na velocidade, sobretudo nos horários de pico. Na época em que foi implantado, em 2013, a proposta da Prefeitura do Recife era instalar, até junho de 2014, mais 12 corredores exclusivos de ônibus. Entre eles, as avenidas Beberibe, Engenheiro Abdias de Carvalho, Visconde de Albuquerque, Rua Cônego Barata e Estrada Velha de Água Fria, que não receberam o equipamento de circulação exclusiva de ônibus.
 
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