Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Arquidiocese lança XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Será celebrada uma missa em ação de graças pela conclusão dos trabalhos do Tribunal Eclesiástico no processo de beatificação de dom Helder Camara

Publicado em: 12/11/2018 14:50 | Atualizado em: 13/11/2018 08:57

A Arquidiocese de Olinda e Recife prepara-se com grande expectativa para um memorável acontecimento que se aproxima: o Recife sediará no ano de 2020 o XVIII Congresso Eucarístico Nacional. Enfocando o tema “Pão em todas as mesas”, o Congresso ocorrerá no período de 12 a 15 de novembro de 2020. Faltam dois anos para o evento acontecer e precisamente nesta segunda-feira (12), às 19h, a Arquidiocese vai lançar oficialmente o Congresso Eucarístico Nacional, com uma solenidade na igreja do Coração Eucarístico de Jesus, no Espinheiro, Recife.

A programação do lançamento do Congresso inclui a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido e a apresentação e o lançamento do hino, da oração e da logomarca do Congresso Eucarístico Nacional. O hino foi criado pelo padre Josenildo Nunes, da diocese de Afogados da Ingazeira e a logomarca do Congresso foi criada pelas Pias Discípulas do Divino Mestre. A oração oficial foi elaborada pela comissão de Liturgia da Arquidiocese e consiste em instrumento de intercessão pelo êxito do Congresso, a ser rezada durante os dois anos que antecedem o evento.

A igreja matriz do Espinheiro foi escolhida para acolher a celebração de lançamento da marca por tratar-se do legado, do gesto concreto, deixado pelo Congresso Eucarístico Nacional realizado no Recife em 1939. Naquela época, o atual Parque Treze de Maio, na Boa Vista, foi construído para receber bispos, sacerdotes e fiéis de todo o Brasil. O secretário geral do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, Monsenhor José Albérico Bezerra, adianta que foram agendadas solenidades na data de 12 de novembro nos anos de 2018 e 2019 para justamente reforçar na memória dos fiéis a data da realização do evento.

Em 2018, acontece o lançamento oficial do Congresso Eucarístico Nacional e para 2019 está previsto o lançamento do texto-base do Congresso. Conforme detalha o secretário geral, os três dias do evento serão de intensa atividade religiosa e litúrgica: abertura do Congresso na Arena de Pernambuco, realização de Primeira Comunhão Eucarística para crianças e adolescentes de todos os colégios e paróquias (Arena PE),  celebrações eucarísticas simultâneas presididas por bispos e arcebispos em todas as paróquias, basílicas e santuários no território da Arquidiocese, Simpósios, exposição e feiras (Centro de Convenções de Pernambuco) e encerramento na Praça do Marco Zero. O Congresso Eucarístico Nacional é realizado, em geral, a cada quatro anos, sendo escolhida a sede em votação na Assembleia Geral da CNBB.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, que preside o  Regional Nordeste 2 da CNBB, ressalta que a preparação para o evento envolve as dioceses e arquidioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dom Fernando lembra também que o Núncio Apostólico, dom Giovani D’Aniello comparecerá ao Congresso Eucarístico Nacional e que espera a adesão de sacerdotes de todo o Brasil. Segundo dom Fernando, o Papa Francisco deve nomear um “legado pontifício”, um cardeal ou um bispo, para representar o Sumo Pontífice quando da realização do Congresso. A escolha do tema do Congresso - “Pão em todas as mesas”- foi motivada pelo contraste social vivenciado no Nordeste e em especial, no Recife. O lema do Congresso é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Boas notícias - Dom Fernando informa ainda que nesta segunda, será celebrada a missa em ação de graças pela conclusão dos trabalhos do Tribunal Eclesiástico no processo de beatificação de dom Helder Camara, a parte da escuta das testemunhas. Na ocasião, o arcebispo metropolitano anunciará a data da sessão de encerramento do processo de beatificação de dom Helder Camara no âmbito da Arquidiocese. Com esta sessão de encerramento, é finalizada a chamada “fase diocesana” do processo de beatificação e a documentação do processo deve ser lacrada e remetida ao Vaticano, para a Congregação para as Causas dos Santos, para ter início a “fase romana” do processo. A Congregação para as Causas dos Santos analisa e estuda com cuidado especial cada candidato ao altar. Entre suas funções, está a emissão dos decretos que aprovam o martírio, as virtudes heroicas e os milagres dos Servos de Deus para serem declarados beatos ou santos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL