Diario de Pernambuco
Busca

Luto

Aos 98 anos, morre Eudes de Souza Leão Pinto, ex-Secretário de Agricultura de PE

O pernambucano ficou conhecido por ter sido responsável pelo Plano do Sistema de Canais Sobradinho-Moxotó, que levou água ao Sertão do estado

Publicado em: 15/09/2018 17:36

Eudes recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press

O engenheiro agrônomo pernambucano Eudes de Souza Leão Pinto faleceu na manhã deste sábado (15), aos 98 anos, após complicações causadas por insuficiência renal aguda e do trato urinário. Ele estava internado no Hospital Português, no Recife, desde julho. O velório está sendo realizado na capela central do cemitério Morada da Paz, localizado no município de Paulista. Às 18h, haverá uma missa com a presença de netos, bisnetos e amigos. 

Na década de 1950, o pernambucano ficou conhecido por ter sido Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio no governo de Etelvino Lins. Na época, foi o responsável pelo Plano do Sistema de Canais Sobradinho-Moxotó, que levou água ao Sertão do estado. Também foi o criador da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas, sendo reconhecido internacionalmente através de vários prêmios.

Na carreira profissional, foi professor universitário e chegou a receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), como homenagem por suas colaborações científicas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL