Diario Urbano

TRE de olho no candidato que emporcalha a cidade

Publicado em: 17/08/2018 09:27

Em um dos vídeos produzidos para a campanha eleitoral deste ano, iniciada ontem, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Carlos Figueiredo, pede aos eleitores para não votarem em candidatos que “emporcalham” a cidade. Demos tempo para ver se o pedido do magistrado será atendido. Em disputas anteriores, a relação voto, cidade e meio ambiente entrou no debate. Agora integra as prioridades da campanha por um pleito eleitoral justo e responsável. Estava mais do que na hora de reforçar o apelo ao bom senso dos candidatos, dos militantes e dos eleitores. De falar sem rodeios. Aos candidatos, pela obrigação em sensibilizar militantes para que vejam a cidade como digna de limpeza. Aos militantes, no ato de não descartar materiais da campanha ou afixá-los em locais inadequados. Aos eleitores, para compreenderem que, mesmo avessos aos políticos e aos partidos, o desprezo a candidatos jamais deve ser traduzido em rasgar ou amassar papéis e jogá-los na rua ou nos cursos d’água. Agindo assim, vale observar, as consequências recaem em canais e canaletas, passíveis de entupimento. E a cidade alaga, com nomes e números de candidatos e partidos.

Acesso difícil
É um deus nos acuda o acesso do girador do Túnel do Jordão, na divisa do Recife com Jaboatão dos Guararapes, para a Avenida Marechal Mascarenhas de Morais. O estado do pavimento dá a aparência de terreno lunar ou de pista de ralis ao asfalto.

Perigo em Aldeia
Acidentes de trânsito viraram rotina na PE-027, a conhecida Estrada de Aldeia. Tanto no trecho de Camaragibe quanto no trecho de Paudalho. São duas as principais razões, segundo os moradores: as crateras e a escuridão. Do km 14 em diante, o breu domina.

Quase um ano
Moradores do trecho da Estrada de Aldeia que pertence a Paudalho anotaram a promessa feita pela prefeitura de instalar 70 lâmpadas ao longo da rodovia. A promessa data de novembro do ano passado e nem candeeiros foram colocados na PE-027.

Crateras fechadas
Enfim, os dois buracos causadores de dezenas de quebras de carros na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, foram fechados. As crateras ficavam no acesso BR para a rodovia Rota do Atlântico. Motoristas haviam fechado um deles improvisadamente com pedras.

Sexo no parque
Das varandas dos prédios que rodeiam o Parque da Jaqueira, na Zona Norte, os moradores dizem ter “a visão de Sodoma e Gomorra”. Eles costumam flagrar cenas picantes a qualquer hora do dia. Quando escurece, a situação esquenta nos lugares mais escuros do parque.

Fingem não ver
Ao ver um espaço em que caiba um carro, motoristas que procuram estabelecimentos comercias na esquina da Avenida Rui Barbosa com a Rua Amélia, nas Graças, confundem calçada com o estacionamento. O pedestre que ande no meio da rua. 

Dia Nacional 
Se levado a sério, o Dia Nacional do Ciclista, instituído em novembro do ano passado e a ser comemorado no próximo domingo, será oportunidade para se discutir a segurança dos ciclistas e a importância da bicicleta como transporte ecológico.

Bateu na bicicleta
A conta costuma recair para o veículo mais frágil, como se viu ontem na esquina da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Bandeira Filho, nas Graças. Além de bater na bicicleta, o motoqueiro partiu para agredir o ciclista. Isso depois de o ciclista perguntar ao agressor por que tanta pressa e descuido. A mulher do motoqueiro impediu a briga.
TAGS: urbano | diario |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL