Educação
Escola de Jaboatão relaciona conteúdos da sala de aula a notícias de jornal
Adolescentes da unidade de ensino são estimulados a ler jornais impressos e montar seleção de matérias em mural
Por: Anamaria Nascimento
Publicado em: 08/08/2018 16:30 | Atualizado em: 08/08/2018 16:48
Além de fazer a leitura, os estudantes são estimulados a relacionar os temas abordados nas notícias com o conteúdo visto em sala de aula. "O objetivo é proporcionar uma leitura de mundo baseada nas notícias veiculadas nos jornais, relacionando-as aos conteúdos dos componentes curriculares", explica o supervisor escolar Everaldo Soares.
Mais do que otimizar a leitura e a capacidade interpretativa dos alunos, o uso do jornal impresso no ambiente escolar melhora o relacionamento dos estudantes ao estimular leituras coletivas e debates. "Dividimos os alunos em duplas. Eles selecionam notícias que consideram relevantes, identificam o jornal, o caderno, a página e o autor. Depois disso, socializam a escolha em uma apresentação oral. Por fim, é feita uma exposição no corredor para que todos os alunos da escola possam ler", ressalta o educador.
Produzindo um jornal na escola...
1º PASSO
Forme os professores
Caso o projeto seja proposto pela gestão ou coordenação da escola, é preciso formar os professores como multiplicadores da ação. Em sala, os docentes devem trabalhar diretamente com os alunos na produção do jornal.
2º PASSO
Apresente o projeto à comunidade escolar
Avisos nos murais ou reuniões podem ser úteis para noticiar o projeto. Convoque a comunidade escolar a participar sugerindo pauta, sendo fonte de informações aos alunos ou doando jornais à escola.
3º PASSO
Crie um conselho editorial
Convide estudantes, pais e professores para fazer parte do conselho editorial. O grupo deve discutir cronograma, periodicidade, seções, divisão de tarefas, circulação e distribuição do jornal.
4º PASSO
Promova oficinas de leitura e escrita
A partir do planejamento traçado, os professores devem realizar atividades de produção de textos. É importante, antes de começar a escrita, conhecer os jornais, lendo edições e discutindo o gênero.
5º PASSO
Redação
Depois de conhecer as caraterísticas de um jornal, a turma deve ser dividida para que cada grupo fique responsável por uma seção (esportes, artes, colunas, etc.). Após a divisão, os alunos devem discutir, apurar e escrever a pautas.
6º PASSO
Edição
Os “editores” do jornal escolar devem dar títulos às matérias, escolher as fotos e elaborar as legendas para as imagens. Em conjunto, os estudantes devem discutir os espaços para cada texto e foto.
7º PASSO
Finalização
O material elaborado pelos alunos deve passar por uma revisão. O objetivo é de orientar a escrita final dos estudantes e verificar se o produto corresponde à meta traçada pelo conselho editorial.
8º PASSO
Impressão e distribuição
Feita a revisão, encaminhe os arquivos gerados digitalmente a uma gráfica. Antes de o projeto começar, a escola pode procurar uma gráfica parceira. Em seguida a escola deve fazer a distribuição dos exemplares.
Fonte: Portal do Jornal Escolar