Diario de Pernambuco
Busca

História

Escavações arqueológicas em Jaguaribe resgatam passado histórico

As peças recuperadas estão numa exposição até o dia 4 de setembro na Prefeitura de Abreu e Lima

Publicado em: 07/08/2018 12:39 | Atualizado em: 07/08/2018 12:45

Imagem: divulgação
Com o objetivo de fortalecer o resgate do passado histórico de Abreu e Lima acontece em Abreu e Lima a exposição: Arqueologia e Acessibilidade do Engenho Jaguaribe - A Senzala. A pesquisa consiste em escavações na área rural de Jaguaribe, onde já foram encontrados resquícios do antigo engenho construído ainda do século 16. O trabalho vem sendo desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em parceria com a Prefeitura de Abreu e Lima que, em parceria com a UFPE, pensa em iniciar o processo de tombamento no local para que no futuro todo o trabalho de resgate histórico possa ser ampliado a futuras gerações.
 
Nos próximos meses será dado inicio através da Secretaria de Turismo e Cultura do município, um curso para formação de guias mirins, para que eles possam servir como multiplicadores entre a população da importância do sitio arqueológico para a região, servindo como atrativo turístico também na localidade. Todo o trabalho vem sendo acompanhado pela professora de arqueologia, Claudia Oliveira, coordenadora do projeto de pesquisa.
 
Se encontram em exposição no prédio sede da prefeitura de Abreu e Lima, as peças encontradas com as escavações feitas no local, entre elas pedaços de paredes e cerâmicas, tijolos possivelmente da época e restos do piso de taipa batido da casa-grande, que se acredita serem da época da implantação do engenho, de 1540 a 1580.
 
Serviço:
Exposição: Arqueologia e Acessibilidade do Engenho Jaguaribe - A Senzala
Local: Prefeitura de Abreu e Lima
Data: até 4 de setembro de 2018
Horas: 8h às 14h
 

TAGS: exposicao | escavacao | abreu | e | lima |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL