Diario de Pernambuco
Busca

Olinda

Mercado Eufrásio Barbosa reabre nesta quinta-feira

Com 6 mil m², o lugar estava fechado desde 2014 por causa de uma ameaça de desabamento do teto

Publicado em: 03/07/2018 19:51 | Atualizado em: 20/04/2021 15:00

 (Foto: Sandro Barros/Divulgação)
Foto: Sandro Barros/Divulgação

As obras do Mercado Eufrásio Barbosa, situado no Largo do Varadouro, chegaram ao fim. O espaço estará à disposição da população a partir desta quinta-feira (7). Com a reforma, o local ganhou novos boxes de artesanato, restaurantes, barracas de feira, lanchonetes e banheiros. A expectativa é que, com as portas abertas, o mercado volte a ser mais uma opção de cultura e lazer da cidade, com apresentações artísticas, exposições permanentes e itinerantes.

Com 6 mil m², o lugar estava fechado desde 2014 por causa de uma ameaça de desabamento do teto. A reforma também reformou todo o Teatro Fernando Santa Cruz, incluindo sistema de som, iluminação e agora possui uma rampa de acessibilidade.

O Mercado recebeu um investimento na requalificação da estrutura de R$ 20 milhões, os recursos utilizados fazem parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Em maio deste ano foi autorizado o Projeto de Lei 14/2018, que autoriza o município de Olinda a estabelecer um convênio com o Governo do Estado para o gerenciamento do espaço.

História e Arquitetura
Com a data de construção em XVII e XVIII, onde existia a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, entre os anos de 1894 e 1960 o local também funcionou como Fábrica de Doces Amorim Ltda.

A arquitetura do espaço é retangular, em plano único e alvenaria de tijolos. As fachadas são todas rebocadas, sendo a principal com aberturas em arcos plenos e platibanda retangular. Apesar de o prédio original ter passado por algumas reformas, o monumento continua preservado e faz parte da riqueza do conjunto arquitetônico da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL