Diario de Pernambuco
Busca

novas tecnologias

Celpe abre concurso para projeto de árvore solar no Jardim do Baobá

Estrutura de geração solar fotovoltaica pretende oferecer iluminação, wi-fi e carregamento gratuito de celular

Publicado em: 18/07/2018 16:19 | Atualizado em: 18/07/2018 16:59

Exemplo da iniciativa. Árvore solar instalada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
 (Árvore solar instalada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
)
Exemplo da iniciativa. Árvore solar instalada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação) (Árvore solar instalada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação) )
O Jardim do Baobá, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, vai ganhar uma árvore diferente. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lançou um edital para o Concurso Árvore Solar a fim de selecionar projetos para a implantação de uma estrutura de geração solar fotovoltaica, semelhante a um árvore, que vai oferecer iluminação, wi-fi e carregamento gratuito de celular.

A competição foi lançada para estudantes universitários e de nível técnico em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e municípios do interior de São Paulo. 

O concurso vai escolher de um a quatro projetos e implantá-los em cada Estado participante. O primeiro colocado da competição será premiado com uma viagem de três dias a Fernando de Noronha, para conhecer as belezas naturais do arquipélago e as usinas solares fotovoltaicas implantadas pela empresa na ilha.

Como participar

Serão aceitas propostas de estudantes de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil e Arquitetura. Também poderão participar os alunos do curso técnico em Eletrotécnica, Eletrônica, e Controle e Automação. 

Cada equipe deverá ser composta por cinco estudantes de uma mesma instituição orientados por um professor. As inscrições das equipes já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail eficiencia@neoenergia.com, conforme o edital. 

Os trabalhos devem apresentar como requisitos fundamentais estruturas on-grid, com altura mínima de três metros da base da árvore até os módulos e potência de 2,5 a 3,3 quilowatt pico (kWp).  Todas os demais critérios e orientações podem ser encontrados no site.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL