saúde

Vacinação contra gripe mobiliza hoje 65 mil postos em todo o país

No chamado Dia D de mobilização nacional, 37 mil postos de saúde de rotina e 28 mil unidades volantes estarão funcionando

Publicado em: 12/05/2018 10:30 | Atualizado em: 12/05/2018 10:56

Ministério da Saúde espera vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho em todo o país. Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

Sessenta e cinco mil postos de saúde em todo o país abrem as portas hoje (12) para a vacinação contra a gripe. No chamado Dia D de mobilização nacional, 37 mil postos de saúde de rotina e 28 mil unidades volantes estarão funcionando. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1º de junho.

A prefeitura do Recife disponibilizou 200 pontos de vacinação, incluindo todas as Unidades de Saúde da Família, Upinhas, Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Prefeitura do Recife estarão abertas, entre 8h e 17h, para o “Dia D” da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe). 

A abertura será na Upinha Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, com a presença do secretário de Saúde, Jailson Correia. Ao todo, são 170 postos fixos e 28 volantes em toda a cidade. 

Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
 
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo federal, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento de infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

LISTAS DOS PONTOS VOLANTES DE VACINAÇÃO: 

Walmart Parque Amorim. Endereço: Praça Parque Amorim, 34, Boa Vista

Hiper Bompreço Tacaruna. Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro 

Supermercado Extra. Endereço: Dom Bosco Rua Dom Bosco, 913, Boa Vista

Mercado de São. Endereço: José Praça Dom Vital, s/n, São José, Recife

Terreiro Pai Nego (Ile Ase Oya Querê Orum). Endereço: Rua do Maruim, 83, São José

Terreiro Morada de Oxóssi (Centro Espírita Morada De Oxossi). Endereço: Rua Rêgo Melo, 105, Coelhos

Terreiro Mestre Bamba (Centro De Umbanda Do Mestre Cibamba). Endereço: Av. Central nº 701- São José Vila dos Motoristas

Shopping Boa. Endereço: Vista Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista

Estação Central do Metrô. Endereço: São José

Lojas Americanas. Endereço: Rua 7 de Setembro, 267, Boa Vista

PAC Parque 13 de Maio. Endereço: Rua Mamede Simões, 111, Boa Vista

Mercado da Encruzilhada Encruzilhada

Rotary Clube. Endereço: Praça de Casa Forte, s/n, Casa Forte

Centro Médico Ermírio de Moraes. Endereço: Av. 17 de Agosto, Casa Forte

Centro Médico Ermírio de Moraes. Endereço: Av. 17 de Agosto, Casa Forte

Colégio da Polícia Militar. Endereço: Rua Henrique Dias, s/n

Supermercado Carrefour. Endereço: Torre

Supermercado Extra. Endereço: Benfica

Walmart. Endereço: Av. Recife, 3777, Caçote

Ferreira Costa. Endereço: Av. Mascarenhas de Moraes, 2967, Imbiribeira

Bompreço. Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, Boa Viagem

Paróquia de São Sebastião e São Cristovão. Endereço: Rua Moacir De Albuquerque, 198, Imbiribeira

Supermercado Dois Irmãos. Endereço: Av. Vasco Da Gama

Associação dos Moradores. Endereço: Rua Soldado Virgílio Lúcio S/N

Academia da Cidade. Endereço:Jordão

 Walmart de Casa Forte (ex-Hiper Bompreço). Endereço: Praça do Jordão Baixo Praça Francisco Pessoa de Queiroz, 310

 

A vacina

O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a gripe é segura e reduz complicações que podem provocar casos graves da doença, internações e óbitos.

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em aproximadamente 50% das doenças relacionadas à gripe Influenza.

A dose utilizada na rede pública de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo do último ano, conforme determinação da OMS, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Reações adversas
 
Ainda de acordo com o ministério, após a aplicação da dose, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Proteção contra a gripe

O Ministério da Saúde alerta que a imunização antecipada é importante para garantir proteção contra a gripe antes que as temperaturas comecem a cair –período de maior circulação do vírus.

Ele recomenda ainda que a população adote cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; e evitar locais com aglomeração de pessoas. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL