Diario de Pernambuco
Busca

POLÊMICA

Requalificação da pista de skate do Parque Santana divide opinião de esportistas

Modelo proposto pelo estado atenderá às modalidades street, freestyle, surf skate e patinação. A área de ocupação é de 1,6 mil metros quadrados e terá 12 obstáculos

Publicado em: 19/05/2018 10:30


A requalificação da pista de skate do Parque Santana, na Zona Norte do Recife, um investimento de R$ 600 mil feito pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, deveria ser uma boa notícia para os amantes do skate, mas acabou virando fonte de uma polêmica. Um grupo que pratica o estilo surf skate defende o formato anterior da pista, que oferecia curvas mais longas e de maior velocidade, enquanto o universo dos skatistas do street prefere pistas com mais obstáculos e que sirvam para competições. 

Nesta sexta-feira (18), os dois movimentos participaram de uma reunião na sede da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) no Centro de Convenções, para tentar chegar a um consenso. Mas a definição ficou para uma nova reunião agendada para a próxima quarta-feira. 
Do lado de fora, um grupo adepto do street surf aguardava o desenrolar dos acontecimentos. São a favor do projeto do estado porque, segundo eles, ele aproxima a infraestrutura das pistas de competição de nível nacional. "A modalidade surf skate é mais limitada, mas também estaria contemplada no atual projeto, que é mais inclusivo. Do jeito que estava antes, a gente não tinha como evoluir", disse o professor de educação física e skatista Rodrigo César Sales.

O modelo proposto pelo estado atenderá às modalidades street, freestyle, surf skate e patinação. A área de ocupação é de 1,6 mil metros quadrados e terá 12 obstáculos. "Esse projeto ampliou a capacidade de ocupação. A pista anterior só ocupava 40% dessa área. Há um sério risco deles se apaixonarem pela nova pista", afirmou Saulo Ará, educador social e skatista há 23 anos.

A busca pela melhoria da infraestrutura para a prática do skate profissional tem como meta a participação nos jogos olimpícos futuros, a começar pela edição de Tóquio, em 2020. "Pernambuco não faz seleção para disputa no Brasileiro e muitas vezes os atletas se deslocam para outros estados para ranquear e poder disputar as vagas", ressaltou Rodrigo Sales.  

As atuais pistas de skate do Recife que os praticantes do esporte consideram mais adequadas para competições são a do Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, e a pista Marcelo Lyra, no Pina. "A pista do Parque Dona Lindu foi mal executada, assim como a do Parque da Macaxeira. Com nível de competição há apenas a do Santos Dumont e a Marcelo Lyra", afirmou Saulo Ará. 

DEBATE

A reunião, que não foi aberta para a imprensa, durou quase três horas e o projeto foi reapresentado para tirar possíveis dúvidas. O material também foi disponibilizado para que os skatistas possam analisar melhor todos os detalhes do novo desenho e dar sugestões até a quarta-feira, quando voltarão a se reunir. Estiveram presentes o secretário-executivo de Planejamento e Gestão da Secretaria de Turismo, João Vinícius Figueiredo, e a representante do município, Roberta Vilar. Na próxima reunião, a comissão de skatistas e uma equipe de engenheiros vai tentar afinar os detalhes técnicos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL