COMBUSTÍVEL

Quinta-feira começa com poucos ônibus nas ruas

Diminuição da frota é devido ao aumento do preço do combustível que gerou protesto dos caminhoneiros

Publicado em: 24/05/2018 08:40 | Atualizado em: 24/05/2018 09:12

Passageiros aguardam por ônibus que não chegarão ao terminal de camaragibe. Fotos: Natália Rosy/Divulgação

A quinta-feira (24) amanheceu caótica após o quarto dia de protestos contra o aumento do preço do diesel. Paradas de ônibus lotadas, devido a 30% da frota de ônibus em circulação, e ruas com poucos carros está sendo uma cena comum nesta manhã na Região Metropolitana do Recife.

Parte dos postos iniciaram o dia fechados por falta de combustível, assim como já há um aumento significativo nos preços dos alimentos mais perecíveis no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE).

No Terminal Integrado de Pelópidas Silveira, localizado em Paulista, os BRTs não estavam em circulação até pouco antes das 8h, deixando as filas de passageiros chegarem até a entrada do terminal. 

Os 30% da frota nas ruas é uma porcentagem comum em dias de greve dos rodoviários que, segundo o Sindicato dos Rodoviários, é uma medida preventiva, já que na última quarta-feira, veículos pararam no meio da rota por falto de combustível.

Camaragibe

Em Camaragibe, o esquema de transporte alternativo que faz o deslocamento municipal também foi reduzido nesta quinta. Poucos coletivos estão operando na região em um esquema similar ao que ocorre em dias de domingo, no qual menos unidades circulam pelas ruas.

Moradores da região alegam que os taxis também deixaram de realizar viagens na região. No terminal do município, os passageiros seguem aguardando ônibus que não chegarão. 

Cajueiro Seco

No Terminal Integrado de Cajueiro Seco também foi possível notar o impacto da redução da frota de ônibus. Os coletivos que transportamo TI com passageiros dos bairros adjacentes chegaram abarrotados e com intervalos maiores de tempo que em dias comuns.

Nas paradas, mais pessoas se aglomeravam e chegaram a se empurrar para entrar nos coletivos que paravam. A maior parte dos ônibus queimou paradas nesta quinta devido à superlotação. 

Zona Sul 

Muitos condutores de automóveis estão fazendo filas em frente aos postos de combustível em todo o Estado. Por conta dessa dinâmica, na Zona Sul, nas proximidades do Shopping Recife, passageiros reclamam do congestionamento intenso. Os carros estariam fechando parte das ruas e impedindo a circulação dos coletivos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL