Diario de Pernambuco
Busca

Doação

Projeto incentiva apadrinhamento de crianças com microcefalia

Ações do Projeto Asas de Anjos, com exposição fotográfica no Shopping Riomar até 2 de junho, são voltadas à família com registro de bebês portadores da doença

Publicado em: 21/05/2018 08:13

A Exposição Asas de Anjos, com abertura oficial prevista para hoje, às 18h30, convida à solidariedade. Ela reúne imagens de dez das 200 mães e madrinhas que se desdobram para dar assistência a crianças com microcefalia. Todas foram retratadas por Gleyson Ramos. A exposição, também uma foma de sensibilizar para o apadrinhamento das crianças, poderá ser vista no Piso L3 do Shopping RioMar, no Pina, até o dia 2 de junho. 

As fotos selecionadas, ressalta Ana Silvia Moutinho, uma das organizadoras da exposição, retratam “o amor e a cumplicidade entre mãe, filha, filho e madrinha”. Falam de histórias de superação de mulheres que tiveram de abdicar de profissões e que, em muitos casos, foram abandonadas pelos maridos. Entre as histórias há a da menina que motivou o surgimento do Projeto Anjos, à frente da exposição. A menina foi abandonada pelos pais e uma tia materna precisou recorrer ao Judiciário para assumir a assistência. 

Desde então, segundo Ana Silvia Moutinho, o Projeto Anjos conseguiu muita ajuda, mas insuficiente para suprir todas as necessidades das crianças cadastradas. O projeto, fundado por Ana Silvia e Jacyra Salsa, possui um cadastro de 200 crianças, sendo que apenas dez têm madrinhas. Entre essas, há empresárias, jornalistas, médicas, arquiteta e designer de joias.

A diretora do Hospital da Mulher do Recife, a médica Isabela Coutinho, por exemplo, tornou-se madrinha de Laura Beatriz, filha de Vanessa Nascimento. Os materiais a serem doados para as crianças com microcefalia têm algumas particularidades. Além de fraldas tamanho GG, elas precisam  do leite em pó Fortini, específico para uso em sondas, usado quando não há possibilidade da pessoa engolir alimentos e leite em pó integral. As crianças atendidas pelo projeto já foram contempladas com cadeiras próprias para as suas necessidades. 

A ajuda do projeto também é direcionada às famílias das crianças. Elas recebem cestas básicas e são inseridas em programas de saúde, além de outros materiais doados ao projeto, que, a partir da próxima sexta-feira, vai se transformar no Instituto Consuelo Souza – Projeto Anjos. Contribuições, tanto para as crianças quanto para as famílias, e informações sobre o processo de apadrinhamento podem ser feitas e obtidas pelos telefones (81)97111-2233 e (81)98848-2018. 

A sexta-feira, 25 de maio, foi escolhida para a solenidade de mudança do nome do Projeto Anjos por ser a data em que o projeto completa um ano de ações. O nome do instituto será uma homenagem à avó de Jacyra Salsa, responsável pelo despertar da neta para a solidarieda. Consuelo, diretora da Faculdade de Olinda (Focca) deu início à inserção da assistência às crianças com microcefalia, tendo como base o projeto Viva Olinda, voltado para comunidades carentes da cidade. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL