cidadania

Projeto de qualificação profissional contempla jovens de comunidades carentes

Serão 6 mil vagas ofertadas para oficinas na cultura, lazer, cidadania e tecnologia

Publicado em: 08/05/2018 22:18

Jovens entre 15 e 29 anos de 50 comunidades vulneráeis e com altos índices de violência (CVLI) em Pernambuco, serão contemplados com 6 mil vagas pelo projeto Juventude Presente, que oferta qualificação profissional, cultura, lazer, cidadania e tecnologia e será lançado nesta quarta-feira (9). As atividades são parte do programa Governo Presente, que tem como foco a prevenção social e promoção da cidadania. 

Em sua primeira fase, o Juventude Presente vai ofertar 3.600 vagaspara oficinas de grafitagem e danças urbanas, que irão acontecer, inicialmente, em escolas estaduais de seis municípios de Pernambuco. No segundo semestre, as oficinas acontecerão em espaços nas comunidades, com o dobro de vagas em capacitação profissional com até três meses de duração. Os primeiros cursos irão acontecer na Escola Estadual Edson Moury Fernandes, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. 

"Com esta estratégia, o Governo Presente amplia sua cobertura e inicia um diálogo com jovens dos territórios, utilizando-se da linguagem da promoção social e da construção da cidadania, por meio da prática esportiva, cultural, fomento ao empreendedorismo e à qualificação. Isso fortalece a atuação do programa, constituindo uma rede de prevenção e proteção social, tendo o jovem como agente principal desta construção", afirma o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides. O órgão é responsável por coordenar o Governo Presente, por meio da Executiva de Articulação Social (Seart).

Para se inscrever nas oficinas, basta o jovem ter entre 15 e 29 anos e procurar uma Estação do Governo Presente mais perto da sua residência, localizadas em quatro bairros do Recife (Afogados, Cajueiro, Ibura e Santo Amaro), Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Paulista e Petrolina. Na próxima semana o projeto segue para duas escolas públicas do Ibura, no Recife, e até o final de maio as oficinas acontecem em Paulista e Caruaru. 

Serviço:
Projeto Juventude Presente - oficinas conexão socioculturais: Grafitagem e Danças

Quando: maio e junho de 2018, das 15h às 18h

Inscrições: A partir de 8 de maio
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL