Diario de Pernambuco
Busca

Zona Sul

Festa de Frei Damião começa nesta quinta

Celebração especial será realizada pelo padre Antônio Maria, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Pina

Publicado em: 24/05/2018 07:00 | Atualizado em: 24/05/2018 10:00

Foto: Paulo Paiva/DP

Começa nesta quinta-feira (24) a 20ª Festa de Frei Damião. A programação tem início às 19h, com celebração de uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário do Pina. A festa será realizada até o domingo (27) e com contará com a presença do Padre Antonio Maria.

De acordo com Frei Thiago Santos, guardião do convento dos Capuchinhos, entre 90 e 100 mil romeiros de vários locais, principalmente do Nordeste, devem participar da festa, que acontecerá, principalmente, no Convento São Félix de Cantalice, no bairro do Pina.

Este ano, quando se comemoram os 21 anos de morte do frade, contará com uma caminhada em direção ao Convento de São Felix com bênção do Santíssimo Sacramento, Missas, confissões, Benção de Felix, uma mesa redonda com o tema "Frei Damião um apaixonado pela Missão", que contará  com a presença do Frei Jaciel Gomes, e no domingo louvor com Padre Antônio Maria.

A festa também celebrará o processo de beatificação de Frei Damião, que teve início em 2003, quando os materiais dos milagres começaram a ser coletados oficialmente. Em 2012, os documentos elaborados pela Arquidiocese de Olinda e Recife foram enviados ao Vaticano para serem analisados. Em fevereiro deste ano, o processo de beatificação de Frei Damião foi aprovado pela Comissão dos Cardeais em Roma, na Itália, conforme postulador da causa, Frei Jociel Gomes.

O resultado desta nova etapa deve ser divulgado em cinco meses. No casa de uma nova aprovação, o papa Francisco deve autorizar o decreto de venerável a Frei Damião. Com a comprovação de um milafre ocorrido, apos a morte do frade, ele poderá ser declarado beato. E com outro milagre, após a beatificação, ele será inscrito no álbum dos santos, ou seja, canonizado.

TRÂNSITO - O trânsito na avenida Domingos Ferreira não será alterado por conta da festa e que os fiéis que optarem por ir de carro, poderão estacionar no antigo Aeroclube. Durante todos os dias de celebração, serão entre 450 e 500 policiais militares ajudando na segurança. Agentes estarão ajudando desde a orla de Boa Viagem até o convento, passando pela avenida Domingos Ferreira.

PROGRAMAÇÃO
 
24/05 (Quinta-feira)
19h30- Missa de Abertura (Igreja Matriz do Pina)
20h30- Caminhada em direção ao Convento São Félix com bênção do Santíssimo Sacramento.

25/05 (Sexta-feira)
Missas às 6h, 11h, e 17h
Confissões
Bênção de São Félix

26/05 (Sábado)
Missas às 6h e às 17h
19h30 – Painel “Frei Damião um apaixonado pela Missão” – Mesa redonda

27/05 (Domingo)
Missas às 4h, 6h, 10h, 14h e 17h
8h – Louvor com Padre Antônio Maria
 
TAGS: santo | convento | pina | damiao | frei | festa |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL