Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Católicos celebram Corpus Christi com construção de tapete

Fiéis da igreja do Espinheiro e da catedral da Sé, em Olinda, confeccionaram tapetes com sal grosso, raspas de serra e flores

Publicado em: 31/05/2018 14:59 | Atualizado em: 31/05/2018 15:19

Fotos: Peu Ricardo/DP

A festa de Corpus Christi é única vez em que a Eucaristia sai da igreja, passeando pelas ruas durante as procissões, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para receber os sacerdotes com o Santíssimo Sacramento, tapetes são confeccionados no chão indicando o percurso da caminhada cristã. A tradição foi repetida em Olinda, no Mosteiro de São Bento e na Igreja Matriz do Espinheiro, na manhã de ontem.

Para celebrar a data e receber a procissão guiada por dom Fernando Saburido, vinda da Catedral da Sé,  foi montado um caminho com símbolos religiosos no Pátio de São Bento, localizado no Mosteiro que leva o mesmo nome. Os materiais usados para representar as figuras religiosas foram borra de café, pó de serra, serragem, areia, folhas e materiais reciclados, como tampinhas de garrafa pet. 

Fotos: Peu Ricardo/DP

O trabalho chegou a durar até 12 horas. O postulante a monge, Luiz Felipe, desenhou todos os símbolos eucarísticos, como anjos, o Sagrado Coração e Espírito Santo. Ele começou a montagem na noite da quarta-feira, terminando somente na manhã da quinta. "Esse é o primeiro ano que fazemos no jardim para receber a procissão. É trabalhoso e cansativo, ainda mais porque a chuva borrou uma parte doque tínhamos feito, mas é prazeroso", comentou.

Já na Igreja Matriz do Espinheiro, um grupo de 10 jovens formaram um mutirão desde às 8h. O tapete ganhou um sentido ainda mais importante com a festa do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, que esse ano completa 77 anos. A celebração que teve como tema “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e o que crê em mim nunca mais terá sede” encerrou o dia de Corpus Christi no Recife. 

A professora Priscila Nascimento, 24, contribuiu desenhando terço mariano, o Cordeiro de Deus e o Símbolo da festa do Santíssimo Coração, representados no tapete. "O contorno é o mais difícil de fazer, mas minha experiência em sala de aula contribuiu bastante para fazer meu melhor. É o primeiro ano que participo e adorei", disse.

O tapete foi montado com sal grosso, raspas de serra e flores em uma lona estendida na escadaria da Igreja. O grupo definiu todos os trabalhos há dois meses."Essa é uma missão que envolve voluntários e cada um contribui como pode. Nos dividimos de acordo com as diferentes habilidades e assim uma pessoa desenha, outra faz o contorno e conseguimos realizar essa tradição que já dura quatro anos", contou a fisioterapeuta Kaliandra Meneses, 33.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL