Tecnologia

Realidade virtual leva museu Cais do Sertão aos bairros do Recife

A primeira edição aconteceu na tarde deste domingo (22), no Ibura de Baixo

Publicado em: 22/04/2018 21:39 | Atualizado em: 22/04/2018 21:48

Monique Santos ficou encantada com a experiência. Foto: Paulo Paiva / DP

Quatro anos depois de inaugurado, o museu Cais do Sertão começa a esticar suas raízes para as múltiplas regiões do Recife. O empreendimento de economia criativa com exposição permanente sobre a obra e a vida do cantor e compositor Luiz Gonzaga passou a funcionar não mais só no Bairro do Recife. Uma vez por mês, estará também em algum território da cidade, por meio de uma experiência virtual de visitação que passou a fazer parte do projeto Recife de Coração nos Bairros. A primeira edição aconteceu na tarde deste domingo (22), no Ibura de Baixo.

Com 7,5 mil metros quadrados de área, o Cais do Sertão está levando aos bairros um espaço bem menor, mas não menos impactante. É uma caixa de três metros por três, coberta com uma lona, denominada Cubo Sertanejo. Dentro dela, um óculos de realidade virtual, um som e um responsável por conduzir a visita através da voz, como um guia.

“Percebemos que muitas pessoas nunca foram ao museu, seja pela correria da vida ou por outros motivos. Então, decidimos levar o Cais do Sertão até elas e, dessa forma, convidá-las a nos visitar”, contou o gestor do Cais do Sertão, Antônio Mendes.

“É realmente como se a gente estivesse lá, mesmo sem nunca ter ido. A gente fica com vontade de conhecer pessoalmente”, comentou a gerente Monique Santos, 27 anos, que esteve ontem no Ibura. Muitos dos presentes também usaram um óculos de realidade virtual pela primeira vez, caso do desempregado Severino Marcelino 55.

O museu Cais do Sertão recebe de 8 a 10 mil visitantes por mês. Toda terça-feira, a visitação é gratuita. O próximo bairro a receber a intervenção itinerante do Cais do Sertão é a Linha do Tiro, no dia 20 de maio. Quem também quiser levar para perto de casa o museu, pode se candidatar a ser sede do Recife de Coração nos Bairros por meio do telefone: 3355.8492.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL