Segurança

Cai número de homicídios em Pernambuco

Os 366 casos registrados em março só estão acima das estatísticas de agosto de 2016, quando houve 362

Publicado em: 15/04/2018 17:34 | Atualizado em: 15/04/2018 18:05

Apesar de comemorar resultado, secretário de Defesa Social garantiu que Pernambuco ainda está longe do objetivo
Foto: Nando Chiappetta / DP

Os crimes violentos letais ou homicídios tiveram, em março de 2018, sua menor incidência em uma série de 19 meses registrada em Pernambuco. Os 366 casos registrados no mês passado só estão acima das estatísticas de agosto de 2016, quando houve 362 mortes violentas provocadas. Em comparação a março de 2017, quando se contabilizaram 551 homicídios, a redução foi de 33,58% (ou 185 assassinatos a menos). Esse foi o terceiro mês seguido de 2018 com declínio dessa modalidade criminosa em relação aos mesmos períodos do ano anterior. Outra boa notícia foi a diminuição de 43% no número de feminicídios no estado, que passaram de sete em março de 2017 para quatro em março deste ano. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na tarde deste domingo (15).

O relatório aponta ainda que os casos de estupro caíram 18,72% em relação ao ano passado, tendência já observada em janeiro e em fevereiro. Em março do ano passado, 203 vítimas desse tipo de crime registraram queixa. Um ano depois, 165 recorreram à polícia para denunciar um estupro sofrido durante o mês. De acordo com a análise, as principais motivações para os homicídios continuaram a ser o envolvimento com o tráfico de entorpecentes, acertos de contas entre quadrilhas e outras atividades criminosas, que tiveram relação com 72,4% dos óbitos. Segundo a SDS, dos 366 registros, apenas cinco, ou 1,4% do total foram resultado de algum tipo confronto com policiais.

“Recebemos essa queda nos homicídios em praticamente todo o estado, pelo terceiro mês consecutivo, sem qualquer comemoração, pois ainda estamos longe dos nossos objetivos, que são poupar o máximo de vidas que pudermos e aumentar a tranquilidade e sensação de segurança dos pernambucanos, do Litoral ao Sertão", avalia o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Para ele, o planejamento do Pacto pela Vida permite vislumbrar mais avanços. "Não há, no entanto, como não agradecer aos policiais militares, civis, científicos e bombeiros, que estão muito motivados e conscientes do seu papel fundamental na garantia do bem-estar social”, completa.

Pádua ressalta que a diminuição dos crimes é um reflexo dos investimentos do estado e que isto pode ser conferido no aumento da produtividade. Durante o mês de março de 2018, as polícias de Pernambuco apreenderam 18,5% mais armas do que em fevereiro do mesmo ano. Foram 569 armas retiradas de circulação, 89 a mais do que no mês anterior. O número de pessoas presas em flagrante também tem crescido passando de 2.180 autuações em janeiro para 2.756 em março. Vale lembrar que, em 2017, o Governo de Pernambuco aplicou R$ 4,46 bilhões na SDS. Para este ano, a previsão de orçamento está em R$ 5 bilhões.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL