INTERDIÇÃO

Lar de idosos é interditado em Abreu e Lima

Os donos do estabelecimento poderão responder pelos crimes de maus-tratos, apropriação indébita, violência financeira e periclitação da vida e da saúde

Publicado em: 26/04/2018 17:45

Foto: Ray Evllyn/SJDH
O Lar Nossa Senhora da Conceição, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana Recife (RMR), foi interditado na manhã desta quinta-feira (26) pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Há três meses atrás a instituição já havia sido notificada pela Vigilância Sanitária e atuava sem a licença dos bombeiros e de funcionamento.

No local, eram atendidos 47 idosos e foram encontradas diversas irregularidades, como alimentos e remédios vencidos, presença de animais silvestres e precariedade da estrutura física, além de profissionais atuando sem a capacitação necessária.

De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, os donos do estabelecimento poderão responder pelos crimes de maus-tratos, apropriação indébita, violência financeira e periclitação da vida e da saúde. “O cuidado com a pessoa idosa é uma tarefa prioritária da nossa secretaria, por ordem expressa do governador Paulo Câmara. Mas a fiscalização não é apenas responsabilidade do Estado. A sociedade e, especialmente, as famílias precisam ficar em alerta, precisam denunciar casos de violações para que possamos chegar cada vez mais rápido aos criminosos e evitar maiores danos aos idosos” pontua o gestor.

O monitoramento e acompanhamento junto aos familiares dos idosos, assim como as transferências para outros instituições de longa permanência, será realizado pelo CIAPP,  programa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. O Centro também atua prestando apoio psicossocial e jurídico, recebendo denúncias de violação dos direitos da pessoa idosa, e encaminhando para entidades e órgãos responsáveis. 

Denúncias podem ser realizadas através dos telefones %u202A(81) 3182-7649 ou 3182-7607.


TAGS: lima | e | abreu | interditado | idosos | lar |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL