ÁREA DE RISCO

Defesa Civil divulga balanço de chuvas na Região Metropolitana do Recife

Moradora do Córrego do Jenipapo presenciou momento em que muro de arrimo cedeu, atingindo partes da própria casa e a de vizinhos

Publicado em: 23/04/2018 12:36 | Atualizado em: 23/04/2018 12:52


Na madrugada desta segunda-feira (23), dona Maria de Lourdes Lima da Silva, de 77 anos, achou que o estrondo que ouviu à 1h vinha de um trovão. Abriu a porta de casa para olhar a rua, quando se deu conta que o barulho era, na realidade, fruto do desabamento de um muro de arrimo que viu ser construído há cerca de 30 anos pelos moradores da Rua São Valeriano, no bairro do Córrego do Jenipapo, na Macaxeira, zona norte do Recife, endereço em que vive há 72 anos.

Apenas a caixa d’água da casa dela foi atingida, um quadro de sorte para quem vive por tantos anos próximo à uma barreira. O prejuízo maior ocorreu na casa de vizinhos, que tiveram parte dos muros levados. Devido a forte chuva, os destroços foram arrastados para outras casas, desabando telhados das que se encontravam mais abaixo. Ninguém se feriu. 

Apesar da área ter sido interditada pela Defesa Civil do Recife, o quadro ainda é de alerta porque as chuvas continuarão a cair com intensidade na Região Metropolitana do Recife (RMR). Entre a manhã do domingo e a manhã desta segunda-feira (23), a capital pernambucana acumulou um volume de 120 milímetros de chuvas, o equivalente ao previsto para 11 dias. Para minimizar os efeitos da chuva, a Prefeitura do Recife disponibilizou um efetivo de 885 profissionais em toda a cidade, com foco nas áreas de trânsito, drenagem e monitoramento de áreas de risco. 

Até o momento, a Defesa Civil registrou 60 chamados para vistorias e colocação de lonas plásticas. Três deslizamentos de barreira foram registrados, com um desabamento de muro e um desabamento de casa duplex, no bairro de Areias, na zona oeste do Recife. De acordo com o boletim emitido pela Prefeitura, todas as ocorrências foram registradas sem vítimas. Duas famílias receberam assistência e foram removidas para casa de parentes. 

A Emlurb registrou ocorrências relacionadas à queda total ou parcial de árvores nos bairros de Santo Amaro, Sítio dos Pintos e Boa Viagem, sem registro de vítias. Já as drenagens da cidade mobilizaram cerca de 150 pessoas, além de três caminhões equipados com jatos apra sucção de água. Diversas localidades contaram com a obstrução e limpeza de galerias e canaletas, como a Avenida General San Martin, Avenida Caxangá, Rua Benfica, Avenida Cruz Cabugá e Rua Emiliano Braga, na Várzea. 

Trânsito

Desde às 18h desse domingo (22) até às 10h30 desta segunda-feira que a Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU) registrou problemas em  22 semáforos. Até o momento, apenas 11 foram normalizados. De acordo com a Prefeitura do Recife, equipes técnicas da Companhia estão se deslocando para que o funcionamento do sistema seja integral. Ao todo, o recife conta com 641 semáforos, com 451 deles com funcionamento nobreaks. Ou seja: se mantém em funcionamento por cerca de 4 horas em caso de falta de energia. 

Operação Inverno

Até o momento foram investidos R milhões para dar encaminhamento à Operação Inverno deste ano. Ao todo, 6.480 profissionais participaram das ações por meio de 10 Secretarias e órgãos municipais. Cerca de 3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas foram disponibilizadas em 16 mil pontos de riscos. As geomantas, utilizadas para conter barreiras, foram aplicadas em 20 localidades do Recife. 

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada  por meio do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de  Atendimento funciona 24h.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL