Diario de Pernambuco
Busca

Futuro

Representantes da ONU debatem metas do milênio com cooperativas pernambucanas

Encontro aconteceu no Recife, nesta terça-feira (13).

Publicado em: 13/03/2018 21:14

Crédito: Ricardo Fernandes/DP (Crédito: Ricardo Fernandes/DP)
Crédito: Ricardo Fernandes/DP (Crédito: Ricardo Fernandes/DP)
Pernambuco é um dos estados cotados para receber um encontro nacional promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que discutirá o cooperativismo no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS). O encontro está previsto para acontecer no segundo semestre deste ano, no Brasil, a pedido de representantes americanos do programa que estiveram no país recentemente. Nesta terça-feira (13), enviados da Organização das Nações Unidas (ONU) estiveram no Recife, ministrando palestra na Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco (OCB/PE).

Para uma plateia de integrantes de cooperativas do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, eles falaram das ações desenvolvida para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - 17 metas estabelecidas em 2015 para salvaguardar o planeta. E ressaltaram a possibilidade de haver um evento na região. “Recebemos uma missão do departamento de Nova York para explorar a ideia de ter um grande evento no Brasil e eu, particularmente, encorajei para que fosse no Nordeste, pois é uma região de desenvolvimento humano mais baixo e onde há uma vontade grande do sistema de cooperativimos de se estruturar melhor”, afirmou o assessor sênior do Pnud/Brasil Haroldo Machado Filho.

Durante o encontro, foi apresentado um caso sucesso de alinhamento das cooperativas aos ODS, no Oeste do Paraná, no Sul do Brasil. A ideia é realizar também em Pernambuco capacitações que possam fortalecer parceria e estabelecer um diálogo no sentido de cumprimento conjunto das metas. “No seu dia a dia, as cooperativas já estão orientadas a seguir práticas de sustentabilidade, no campo e na cidade, pois entendemos que precisa se construir um mundo melhor. A visita do Pnud só torna o cooperativimo um agente desse processo”, afirmou o presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira. Além de estar na OCB, a comitiva do Pnud também está participando de evento para alinhar a Sudene aos projetos para alcançar os objetivos do milênio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL