Natureza

Ondas gigantes derrubam árvores e deixam rastros em Noronha

O fenômeno natural chamado Swell deixou o mar revolto, nesta sexta-feira, e causou prejuízos

Publicado em: 02/03/2018 20:45 | Atualizado em: 02/03/2018 21:21

As águas ficaram revoltas e invadiram a faixa de areia, derrubaram coqueiros e provocaram muita erosão na orla do arquipélago. Foto: Taíza Novaes/Divulgação

As ondas gigantes que atingiram o mar de Fernando de Noronha nesta sexta-feira (2), deixaram rastros na Ilha, em Pernambuco. As praias do Porto de Santo Antônio, Praia do Cachorro, Conceição, Boldró, Meio, Americana, Bode e Cacimba do Padre sofreram as consequências do fenômeno da natureza chamado swell, um dos maiores dos últimos cinco anos. As águas ficaram revoltas e invadiram a faixa de areia, derrubaram coqueiros e provocaram muita erosão na orla do arquipélago.

A praia mais atingida foi da Conceição, local onde o mar derrubou três coqueiros e danificou parte da estrutura do bar de Duda Rei, causando prejuízo com eletrodomésticos. De acordo com o pesquisador Leo Veras, o avanço do mar foi provocado pela coincidência do pico do swell, aliado a maré e lua cheias. Uma das maiores preocupações da administração da Ilha era o Porto de Santo Antônio, que não sofreu graves efeitos do fenômeno.

De acordo com o pesquisador, isso correu por conta da direção das ondas, que se deslocaram do Norte. E antes de chegarem ao Porto perderam a força passando pelas ilhas secundárias e pela Viuvinha. "O Porto fica mais vulnerável quando as ondas vêm do Noroeste, elas entram pela abertura (do Porto) e agridem mais essa região", explicou. 

A Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ADEFN), a Capitania dos Portos, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação de Barcos de Turismo (Abatur) se prepararam para a chegada do fenômeno com ações em toda a ilha. 
Foram canceladas as atividades náuticas no Porto desde a última quinta-feira e as embarcações de pequeno porte foram transferidas e abrigadas. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL