Diario de Pernambuco
Busca

Data Magna

Feriado com chuva na Região Metropolitana do Recife

Segundo Apac, ocorrência de chuvas neste período do ano é normal e esperada.

Publicado em: 06/03/2018 10:03 | Atualizado em: 06/03/2018 10:54

No início da manhã, avenida Agamenon Magalhães apresentava pontos de alagamento. Foto: Osnaldo Moraes/DP (Foto: Osnaldo Moraes/DP)
No início da manhã, avenida Agamenon Magalhães apresentava pontos de alagamento. Foto: Osnaldo Moraes/DP (Foto: Osnaldo Moraes/DP)
O feriado da Data Magna, comemorativo da Revolução Pernambucana de 1817 começou com muita chuva, mas até 9h20 inexistiam ocorrências graves segundo informações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a ocorrência de chuvas intensas nesse período do ano é normal e esperada porque começa a época chuvosa da faixa litorânea do Estado. Às 5 horas, a Apac havia emitido um alerta com validade de 24 horas para a possibilidade de chuvas fortes no Recife, mas às 10h32 a avaliação era de que a precipitação de concentrou no começo da manhã, e a tendência passava a ser de chuvas moderadas a fracas.

Áreas da Capital enfrentaram chuvas consideradas de fortes a muito fortes num curto espaço de tempo, de 30 a 60 minutos. Ocorreram alagamentos nas regiões Centro e Sul do Recife, mas, segundo a Secretaria Executiva de Defesa Civil não houve ocorrência nos morros, mas está mantido um plantão permanente que pode ser acionado gratuitamente pelo número  0800-081-3400.

Como é corriqueiro acontecer, as vias principais da Avenida Agamenon Magalhães sofreram alagamentos, principalmente nas imediações do Parque Amorim, na Região Centro do Recife, onde os veículos tiveram dificuldade de passar, em especial carros pequenos. Por conta do feriado, o trânsito não foi muito afetado. Às 9h10, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que há vários pontos de alagamento na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Região Sul da Capital.

Segundo o meteorologista Roberto Pereira, da Apac, começam a ocorrer grandes volumes de precipitações em poucas horas, o que é normal para o início da época chuvosa no litoral pernambucano, envolvendo a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata. “A priori  ainda tem pontos com chuva. Às 6 horas, Santo Amaro registrou 62 milímetros em poucos minutos, menos de meia hora, o que significa uma chuva forte a muito forte”, disse, às 9h10.

Ainda segundo o meteorologista da Apac, chuvas acima de 30 milímetros num período de até uma hora são classificadas como forte a muito forte e, na Capital, isso ocorreu no Córrego do Jenipapo, na Região Noroeste, e em San Martin, na Região Sudoeste, com 34 milímetros; e, além de Santo Amaro, no Porto do Recife (40 mm) e na Boa Vista (48 mm), na Região Centro. Em Olinda, a Cidade Tabajara registrou 46 milímetros, e, em Jaboatão dos Guararapes, Cajueiro Seco teve precipitação de 41 milímetros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL