Diario Urbano

Falha no sistema elétrico, semáforos das maiores cidades do Grande Recife deixaram de funcionar

Publicado em: 22/03/2018 07:53

O apagão de ontem reforçou o que era temido por especialistas de trânsito. Os planos para amenizar os efeitos da falta de energia precisam ser aperfeiçoados. E rápido. Com a falha no sistema elétrico, os semáforos das maiores cidades da Região Metropolitana do Recife deixaram de funcionar. Confusão geral. Disputavam-se metros nos cruzamentos. Caminhões e ônibus avançavam sobre os veículos menores e os menores, havendo possibilidade, subiam canteiros e calçadas. Aos pedestres, os sustos, como aconteceu em trechos da Avenida Norte nas proximidades da Avenida João de Barros, na Encruzilhada. Para se livrar dos carros, pedestres das calçadas tiveram que se encostar em muros e em fachadas. No encontro da Ponte Buarque de Macedo com o Cais do Apolo, no Bairro do Recife, não se podia subir calçadas e canteiros, mas o desentendimento dos motoristas podia ser medido no fim da tarde e começo da noite com a briga de buzinas. Por sorte, apagões como o de ontem, registrado nos 184 municípios pernambucanos, acontecem esporadicamente. Fossem corriqueiros talvez os órgãos de trânsito estivessem atentos aos danos que provocam.

Abrigo de animais
Três coisas prosperam nos terrenos da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. O matagal, o despejo de esgotos residenciais e a criação de animais. Porcos e cavalos são amarrados a cordas ou, como se vê na foto, presos em cercados.

Lixeiras sustentáveis
Moradores do Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, estão transformando carcaças de aparelhos de televisão de tubo em lixeiras. Mais de 40 lixeiras foram confeccionadas e distribuídas nas ruas do bairro pelo movimento Alto Sustentável.

Mutirões ambientais
A confecção de lixeiras com carcaças de televisão no Alto José do Pinho geralmente ocorre durante os mutirões de educação, conscientização e sensibilização ambiental do Alto Sustentável. Vinte e seis mutirões foram realizados até agora pelo movimento.

Espécies nativas
Vale pelo simbolismo. Trezentas mudas de 15 espécies da Mata Atlântica serão doadas hoje pela Associação Águas do Nordeste ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe. As mudas serão distribuídas para seis municípios banhados pelo rio.

Distribuição igual
As trezentas mudas doadas pela Associação Águas do Nordeste serão distribuídas igualmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe para São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Limoeiro, Surubim e Toritama.

Faixa da Conselheiro
Quanto à polêmica da Faixa Azul na Avenida Antônio de Góes, exclusiva para ônibus, leitor resgata estudo da UFPE. Pesquisadores concluíram que os ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar transportavam 70% a mais de pessoas do que os carros de três faixas.

Domingos Ferreira
Diz ainda o leitor sobre a polêmica da Faixa Azul, por reduzir o espaço dos carros, que o número das pessoas transportadas pelos ônibus da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, representa 80% do que os carros transportam nas outras cinco faixas do logradouro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL