Moradia

Morar Bem: habitacional será construído em terreno do edifício Frei Caneca

Edificação no espaço onde funcionava a vice-governadoria é solução de moradia para população que vive em situação de vulnerabilidade nas palafitas sobre canal de Santo Amaro

Publicado em: 07/05/2024 21:55 | Atualizado em: 07/05/2024 22:47

De acordo com a gestão estadual, o habitacional será erguido na área disponível nos arredores do Edifício Frei Caneca, antiga sede da vice-governadoria do Estado (Foto: Hesíodo Goés/Secom)
De acordo com a gestão estadual, o habitacional será erguido na área disponível nos arredores do Edifício Frei Caneca, antiga sede da vice-governadoria do Estado (Foto: Hesíodo Goés/Secom)
Um habitacional de interesse social será construído no terreno do Edifício Frei Caneca e destinado a moradores da comunidade de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

No local, funcionava a vice-governadoria do Estado, que será revertida em moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. A iniciativa faz parte das ações do Morar Bem Pernambuco, primeiro programa de habitação do Estado. 

De acordo com a gestão estadual, o habitacional será erguido na área disponível nos arredores do Edifício Frei Caneca, antiga sede da vice-governadoria do Estado, localizado na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. O objetivo é que o prédio histórico, construído em 1967, seja utilizado futuramente como creche e outros equipamentos comunitários.

Serão 48 famílias beneficiadas na primeira fase do projeto, que tem um orçamento estimado de R$ 6,7 milhões, oriundos do Governo do Estado. As famílias que receberão uma nova moradia já estão cadastradas no programa.

As obras serão feitas em um espaço de 11,4 mil metros quadrados e contemplará a edificação de três blocos habitacionais, que vão abrigar 48 apartamentos, distribuídos em térreo e três pavimentos superiores, com 16 unidades em cada bloco.

"A comunidade de Santa Terezinha tem uma história de resiliência e viemos aqui, junto com os moradores, para anunciar essa boa notícia, que é a construção do habitacional para as famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade. Essa foi uma solução que construímos junto com a população, ouvindo e testemunhando o que ela vem sofrendo há anos. E, agora, essa realidade muda com o acesso à casa própria e uma moradia digna", destacou Raquel Lyra.

"Nós já realizamos o cadastramento para garantir que os beneficiários são, efetivamente, as pessoas que moram aqui. Com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Morar Bem Pernambuco, estamos garantindo a essas famílias um lugar para viver, que vai contar com equipamentos públicos que os moradores possam usufruir da melhor maneira", destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Morando há 12 anos na comunidade, Edna Maria de Santana, 61, comemorou a iniciativa. "Desde 2012 estamos na luta e hoje meu sentimento é de alegria e gratidão. Agora sei que vou sair daqui para um lar, minha casa própria, com a certeza que não vou mais ter a casa inundada por água. Será outra realidade", disse.

Para André Torres, membro do movimento Resiste Santo Amaro, essa é a realização de uma necessidade antiga da população do local. "Agradeço à sensibilidade do Governo do Estado, pois essa não é apenas uma questão de moradia, mas de garantia de Direitos Humanos. Após muitas audiências com o Ministério Público de Pernambuco, conseguimos levar a questão ao Estado, que prontamente trouxe a solução", comentou.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL