Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Dia mundial do Rim é lembrado com evento no Sítio da Trindade

Equipe multidisciplinar oferecerá serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de orientações sobre a doença renal crônica

Publicado em: 07/03/2018 08:14

A insuficiência renal crônica é a oitava causa de morte do sexo feminino.  São 195 milhões de mulheres sofrendo com doença no mundo, totalizando 600 mil mortes por ano, segundo o Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington (IHME). Partindo deste cenário, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBD) elegeu como tema para o Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 8 de março, o slogan “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”. A SBD Regional Pernambuco realiza nesta quarta, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, ação de alerta sobre a importância da prevenção da doença renal crônica (DRC).


A iniciativa contará com o apoio de equipe multidisciplinar de nefrologia, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais que atenderão público geral, especialmente feminino, oferecendo serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Durante o evento, os frequentadores do Sítio da Trindade também receberão orientações sobre e fatores de risco e prevenção de doença renal.

Além de fazer uma referência ao próprio Dia Internacional da Mulher, festejado amanhã, dia 8 de março, a SBD pretende alertar a população sobre a importância daprevenção e do diagnóstico precoce da DRC. Esses dois fatores são fundamentais para evitar a insuficiência renal e a dependência da terapia renal substitutiva, diálise ou transplante renal.

As ações que marcam o Dia Mundial do Rim acontecem em todo o mundo e, em Pernambuco, contarão ainda com iniciativas locais, realizadas por serviços de nefrologia públicos e privados, e a promoção de um seminário exclusivo para os profissionais de saúde da Atenção Básica da Prefeitura do Recife. O evento será no dia 8 de março, no auditório do Banco Central, no Recife, a partir das 8h, e terá na programação palestras com especialistas em nefrologia.

Saúde renal -
Manter a saúde dos rins é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo, e isto se consegue também  com cuidados simples como a boa alimentação, exercícios e a ingestão de água regularmente. De acordo com a presidente da Regional Pernambuco, Dra. Maria de Fátima Carvalho,  a diabetes e a hipertensão são os maiores causadores da doença, sendo que 1 em cada 6 indivíduos hipertensos deverão desenvolver doença renal crônica caso não tome cuidados específicos.

"O diagnóstico precoce da DRC é muito importante para evitarmos a perda definitiva da função dos rins. Devemos estar atentos, principalmente profissionais de saúde da atenção básica, aos indivíduos com fatores de risco,  para o diagnóstico da doença em estágio inicial", completa a médica.

Fatores de risco para DRC

- Obesidade
- Pressão alta
- Diabetes
- Genética
- Ter acima de 50 anos
- Problemas cardíacos
- Infecção e pedras nos rins

Principais sintomas

- inchaço;
- anemia;
- sangue na urina
- cansaço
- Pressão alta


Dicas para evitar a DRC


- Pratique atividade física regularmente
- Mantenha uma alimentação saudável
- Evite o sobrepeso
- Controle o nível de açúcar no sangue
- Monitore e controle sua pressão arterial
- Não fume
- Evite bebidas alcoólicas
- Não tome remédios sem orientação médica
- Consulte um médico nefrologista regularmente

 

TAGS: saude | prevenção | açao | mundial | dia | rim |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL