Diario de Pernambuco
Busca

Meio ambiente

CPRH investiga fenômeno maré vermelha em Ipojuca

Peixes e crustáceos foram encontrados mortos a cerca de 1 km do local onde o Rio Ipojuca deságua no mar

Publicado em: 16/03/2018 08:00

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) investiga a possível presença do fenômeno maré vermelha em uma área de 100 metros da Praia de Muro Alto, em Ipojuca. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca, peixes e crustáceos foram encontrados mortos a cerca de 1 km do local onde o Rio Ipojuca deságua no mar. O resultado das análises deve ser divulgado na segunda-feira.

A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar. As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração. No litoral pernambucano, costuma acontecer nos meses de fevereiro ou março e setembro ou outubro.

 
De acordo com o engenheiro florestal e presidente da CPRH, Eduardo Elvino, existe grande possibilidade de a ocorrência registrada em Muro Alto ser o fenômeno maré vermelha. “Um conjunto de fatores leva a isso: temperatura e salinidade altas, além de grande concentração de material orgânico. Se em nossas análises for confirmada a presença de microalgas, comprovamos o fenômeno”, afirmou.

A CPRH está fiscalizando também o curso do Rio Ipojuca, pois o órgão recebeu denúncia de que uma usina estaria descartando dejetos irregularmente na água. O secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca, Erivelto Lacerda, disse que a prefeitura aguarda o resultado dos estudos da CPRH para tomar decisões sobre o caso.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL