Diario de Pernambuco
Busca

Olinda

Turistas ocupam Cidade Alta para brincar carnaval

Eles chegam de várias regiões do país e também do exterior

Publicado em: 09/02/2018 14:45 | Atualizado em: 09/02/2018 15:40

Turistas ocupam Cidade Alta para brincar carnaval. Foto: Peu Ricardo/ DP

As mochilas e malas de viagem tomam conta das ladeiras de Olinda nesta sexta-feira pré-carnavalesca. A todo momento, chegam turistas de todo país e do exterior para conhecer ou manter a tradição do carnaval olindense, considerado o melhor do mundo.
Os servidores públicos Anastácio Borges, 45 anos, e Vanderlei Molina, 52, deixaram o Paraná para curtir a folia na cidade histórica. Escolheram ficar em uma pousada na Rua 13 de Maio, um dos principais focos do carnaval."A gente fala como é o carnaval daqui para os amigos, mas não adianta. Tem que viver de perto. A cultura é muito diferente", comentou Anastácio, que brinca pelo segundo ano seguido em Olinda. Já o amigo viajou para Olinda pela primeira vez. No Paraná, explicaram, não tem carnaval. Portanto, essa é a primeira folia de Molina.
O casal de professores Leonardo Rolim, 30, e Valdeniza Almeida, 33,pegaram um avião em Fortaleza com destino a Olinda para brincar pelo terceiro ano consecutivo o carnaval pernambucano. Vão ficar em uma casa com amigos de várias regiões do país, ao todo, 17 pessoas. Só deixam Olinda na quinta-feira. "O que mais gosto por aqui é a democracia do carnaval e a música, que é muito boa. Seja frevo, seja maracatu", ressalta Leonardo.
Enquanto o vai e vem de mudanças temporárias aquece a Cidade Alta, há quem se queixe da falta de lixeiras no percurso entre os bairros do Guadalupe e Carmo. "Moro no Guadalupe e hoje procurei uma lixeira no caminho até o Carmo e, para minha surpresa, Só fui achar perto da Faculdade de Olinda. Como é que se cobra limpeza por parte do folião se não dá condições para isso?", questionou um jovem.
Segundo o Ministério do Turismo, Pernambuco deve atrair 1,7 milhão de pessoas na folia e arrecadar R$ 1,2 bilhão. A ocupação hoteleira poderá chegar a 95%. Se as projeções se confirmarem, haverá um crescimento de 0,75% no número de turistas no país em relação ao feriado do ano passado.

 

 

 

  

TAGS: carnaval | olinda | turistas |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL