Segurança

Operação policial apreende 98 celulares ilegais em camelódromo

Três pessoas foram presas e autuadas em flagrante por receptação e roubo. Os celulares estavam cadastrados como roubados no sistema Alerta Celular

Publicado em: 09/02/2018 14:49 | Atualizado em: 09/02/2018 15:42

Operação policial apreende 98 celulares ilegais em camelódromo. Foto: Polícia Civil/ Júlio Jacobina

Noventa e oito celulares vendidos ilegalmente foram apreendidos pela Polícia Civil, numa ação montada às vesperas do carnaval, na Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife. Três pessoas foram autuadas por roubo e receptação e outras 19 estão sendo investigadas. Esse foi o resultada da Operação Celular Legal, divulgada nesta sexta-feira pela Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Civil. Dos 98 aparelhos apreendidos, somente quatro estavam cadastrados no Sistema Alerta Celular, mantido pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), que funciona desde março do ano passado. Graças a ferramenta também foi possível autuar em flagrante três dos 22 presos na ação. Dois dos autudos praticaram o crime na noite anterior da operação, um dos assaltos ocorreu no bairro da Ipitunga, no Recife, e o outro, em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho.

A Polícia aproveitou para fazer um apelo para que a população faça o cadastro do número do identificação do celular, o Imei, no sistema Alerta Celular da SDS-PE. Até agora, somente 110 mil aparelhos estão cadastrados. O que possibilita o reconhecimento de celulares extraviados, furtados ou roubados. “Se levarmos em consideração que temos uma população de nove milhões de pessoas, o total de aparelhos cadastrados no sistema não é quase nada”, observa o gerente da Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace), Jonas Sobral Moreno. Em janeiro de 2017, 6.561 aparelhos foram roubados ou furtados, e este ano, a SDS registrou 4.677 celulares. Uma redução de 29% no número de ocorrências.

A operação aconteceu na Avenida Dantas Berreto nas proximidades da Praça Sérgio Loreto, perto do camelódromo. Três delegacias, 15 viaturas e 60 policiais civis participaram da ação. A polícia já descobriu que os assaltantes estão alterando o número do Imei para dificultar a identificação dos aparelhos roubados. “Estão invertendo a numeração com o objetivo de atrapalhar investigação e possível prisão em flagrante”, explicou o delegado Wlademir Lacerda, da seccional de Santo Amaro. Segundo ele, as quadrilhas de celulares estão cada vez mais especializados. “Eles falsificam uma nota, esquentando o documento para vender os celulares roubados”, comentou.

O delegado Breno Varejão, titular da delegacia da Rio Branco, no centro, informou que está encaminhano o número dos telefones recuperados para as quatro operadoras de telefone celular na tentativa de identificar o número dos Imei´s. Segundo a SDS-PE, a Polícia conseguiu recuperar 1,2 mil aparelhos roubados cadastrados na ferramenta Alerta Celular. Dos quais 800 foram devolvidos aos proprietários. O modelo, inclusive, já despertou interesse da Secrataria Nacional de Seguança Pública, em Brasília. “A ideia é implantar o sistema em todos os estados brasileiros. Paraíba e Alagoas já entraram em contato conosco para pedir informações”, disse o gerente da Gace, Jonas Moreno. O cadastro pode ser realizado por meio do site www.sds.pe.gov.br. Basta informar número do telefone e do Imei, que é fornecido na nota fiscal de compra ou digitando * #06#, os dados aparecerão na tela do celular.
TAGS: prisao | civil | policia | roubado |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL