Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Novo vigário geral toma posse na arquidiocese

Padre Luciano, que é pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, vai auxiliar o arcebispo dom Saburido

Publicado em: 16/02/2018 11:32 | Atualizado em: 16/02/2018 13:56

Numa cemimônia prestigiada por vários religiosos, católicos e leigos, tomou posse na manhã dessa sexta-feira, o novo Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, o padre Luciano José Rodrigues Brito, que aos 45 anos, é o mais novo a assumir o cargo. A solenidade aconteceu na Igreja de São José dos Manguinhos, ao lado da Cúria, no bairro das Graças. Padre Luciano, que é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, vai auxiliar o arcebispo dom Fernando Saburido tanto nas questões administrativas como na vida pastoral da Igreja da Arquidiocese.

A igreja ficou lotada e no final da cerimônia, todos queriam comprimentar o novo vigário. O governador Paulo Câmara, a esposa, Ana Luiza, e a ex-primeira-dama, Ranata Campos, também acompanharam a posse. A indicação de padre Luciano foi feita por unanimidade e aprovada no Conselho Episcopal. Ele vai atuar lado a lado do outro vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Lino Duarte, agir na pessoa do arcebispo em assuntos delegados por ele, como na assinatura de documentos, na administração de sacramentos da Crisma uo representando-o nas visitas pastorais.

“Estou muito feliz e espero poder colaborar para servir ainda mais a Igreja de Jesus Cristo. Nessa vida de cristão, não fazemos outra coisa, senão servir. E quero contribuir para a construção ainda mais de uma igreja de saída, como prega o papa Francisco, aberta para acolher a todas as pessoas”, disse emocionado o padre Luciano, que foi ordenado a padre em 26 de julho de 2002 pelo então arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho.

Em sua missão, o religioso vai acompanhar toda área abrangente da arquidiocese, 19 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, uma população de quatro mil pessoas. Devido à extensão da arquidiocese, o Código de Direito Canônico (Cân. 409) permite a nomeação de mais de um vigário geral para auxiliar o arcebispo. Até dezembro de 2017, eram apenas três vigários gerais. Com a transferência de dom Antônio Tourinho para a diocese de Cruz das Almas e o afastamento, por motivo de saúde, de dom Severino de França, ficou apenas o monsenhor Lino, servindo a arquidiocese.  

“Estávamos muito carente de vigários gerais. É um cargo muito importante. Pensamos nos padres que têm uma experiência mais substancial e uma liderança maior. Daí surgiu o nome de padre Luciano, que foi aprovado por todos no conselho episcopal”, comentou o arcebispo Saburido. Mesmo assumindo a nova função, padre Luciano continuará com os trabalhos na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Mas vai se desligar da diretoria da Rádio Olinda e da Presidência da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação. O seu substituto será ainda anunciado pelo arcebispo.

Natural da cidade de Piranhas, em Alagoas, Luciano cursou geografia na Universidade Federal de Alagoas, antes de entrar para o seminário. Depois, já no Seminário de Olinda, cursou filosofia. Em 1998, foi estudar teologia em Roma, na Itália. Também foi pároco na igreja de Jardim São Paulo e na igreja de Nossa Senhora do Pérpetuo do Socorro, na Piracicaba, também em Jardim São Paulo. Há dois anos, está como pároco em Boa Viagem. No clero, desempenho ainda a função de coordenador do Fundo de Sustentação, organismo criado por dom Saburido para que os padres possam ajudar uns aos outros.    

Tema da campanha da fraternidade é lembrado

Durante a solenidade, o arcebispo dom Saburido lembrou do tema da campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, lançado esta semana pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O religioso afirmou que a igreja está preocupada com o envolvimento de crianças com a violência e que a campanha pretende levar essa discussão até as universidades, escolas, famílias e grupos pastorais.

“Precisamos criar uma cultura de paz para transformar essa realidade. Espero que com essa iniciativa possamos colaborar para melhorar a situação”, declarou o arcebispo Saburido, que é presidente do Conselho Regional, que compreende os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.
O governador Paulo Câmara também fez questão de destacar o tema da campanha da Fraternidade deste ano. “Este é um tema atual no nosso País, fundamental que seja debatido, discutido por todos, para que esse desafio nacional seja superado”, afirmou o governador Paulo.

Amanhã, o Conselho Regional Nordeste 2 da CNBB estará reunido para refletir sobre o tema da campanha da Fraternidade 2018. O encontro acontece às 10h, na Igreja das Fronteiras, na Boa Vista, e contará com a participação de 21 bispos católicos. O objetivo é a troca de experiências entre as aquidioceses.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL